AtaNews Publicidade 728x90
12/04/2023 às 20h55min - Atualizada em 12/04/2023 às 20h55min

Vereadores questionam o funcionamento de Emebs e UBSs em pontos facultativos

Suzy Faria
Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação/Câmara Municipal/Angelo Cardoso
O fechamento de Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em dias decretados ponto facultativo pela Prefeitura de Araçatuba foi tema de dois requerimentos de informações oficiais aprovados na 10ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (10/04).

O vereador Arnaldinho (Cidadania) afirma que são constantes as reclamações de mães que trabalham no comércio da cidade a respeito do não funcionamento das escolas municipais em datas declaradas ponto facultativo. “Já faz algum tempo que a gente vem recebendo questionamentos de munícipes sobre esse assunto”, declarou o parlamentar.

Por isso, ele está perguntando se a administração tem conhecimento do problema e se há possibilidade de designar funcionários plantonistas para o trabalho nas Emebs nos dias de ponto facultativo, já que muitas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos.

Já o fechamento das UBSs foi questionado pelo vereador Nelsinho Bombeiro (PV). O parlamentar citou o ponto facultativo do dia 6 de abril, quando inúmeros pacientes que estavam agendados para consultas e entregas de exames teriam ficado sem atendimento. “Há pacientes que estão na fila do SUS (Sistema Único de Saúde) há anos. Quando será que terão uma nova oportunidade de agendamento?”, lamentou.

Preocupado com os transtornos gerados aos usuários da rede municipal de saúde, Nelsinho Bombeiro quer saber se a Prefeitura vai reagendar os pacientes que ficaram sem atendimento, qual o prazo para o novo agendamento e se o Município estuda um modo de evitar mais prejuízos, já que haverá outros feriados prolongados neste ano.

SEGURANÇA –

Outros três requerimentos de informações oficiais também foram aprovados na 10ª Sessão Ordinária.

Além do fechamento das UBSs em pontos facultativos, o vereador Nelsinho Bombeiro questiona a Prefeitura sobre a segurança que guardas municipais estão fazendo nas escolas, após a ocorrência e ameaças de casos de violência em unidades escolares do país. O parlamentar quer saber se há equipamentos de proteção adequados, como arma, colete, tonfa e rádio de comunicação.

A vereadora Cristina Munhoz (União Brasil) assina requerimento sobre a distribuição de cestas básicas pelas seis unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) existentes na cidade.

Outro requerimento aceito, apresentado pelo vereador Arlindo Araujo (MDB), pergunta por qual motivo a administração municipal não construiu calçada no prolongamento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo.

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a Prefeitura tem 15 dias para responder aos questionamentos. O prazo pode ser prorrogado pelo mesmo período, mediante aprovação do plenário.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »