AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2023 às 15h05min - Atualizada em 11/04/2023 às 15h05min

Acordo obtido pelo Ministério Público barra uso de agrotóxico em área urbana de Guará

Local fica ao lado de casas e de uma escola

MPSP
Foto: Reprodução/Internet
Em acordo de não persecução penal proposto pela Promotoria de Justiça de Guará, cinco pessoas se comprometeram a deixar de usar agrotóxicos em uma área do “Sítio Retiro das Alagoas”, naquele município. O imóvel fica no perímetro urbano, bem próximo a casas e ao lado de uma escola estadual. Nesse contexto, o emprego de agrotóxico é absolutamente proibido por expor a grave risco a saúde e a vida das pessoas, mas a determinação havia sido ignorada pelos envolvidos. 

Segundo o promotor Túlio Vinícius Rosa, que tratou do caso em um Procedimento Investigatório Criminal, a área em questão é composta por lotes urbanos autônomos que foram inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) como se fosse uma única gleba de terra. Ainda de acordo com o membro do MPSP, o registro foi feito 21 dias depois da celebração do contrato de arrendamento, evidenciando a tentativa de fraude "dedicada a dar qualificações rurais a uma área urbana, ocultando-se o uso ilegal de agrotóxicos".

Ainda pelos termos do acordo, os signatários deverão regularizar todas as matrículas e transcrições relativas à área, evitar parcelamento irregular do solo, comprovar a destinação lícita dos imóveis e pagar R$ 5 mil que serão revertidos a entidades beneficentes. Além disso, o teor do acordo será averbado nas matrículas dos terrenos.

A punibilidade dos envolvidos só será extinta quando o acordo for integralmente cumprido.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »