AtaNews Publicidade 728x90
16/03/2023 às 17h08min - Atualizada em 16/03/2023 às 17h08min

1º Fórum cria interação prática para Conselhos Municipais de Araçatuba

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
Realizado nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Municipal de Participação Cidadã da Prefeitura de Araçatuba, o 1º Fórum de Conselhos Municipais reuniu presidentes e membros destes grupos no auditório do Edifício Siran, para apresentação de novas práticas de interação e melhoramento em suas atuações.

O evento foi presidido pela vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, que também é secretária municipal, responsável pela pasta de Participação Cidadã (SMPC). Também presenciaram este primeiro encontro os vereadores Coronel Guimarães e Nelsinho Bombeiro.

São, atualmente e ao todo, 40 conselhos municipais em Araçatuba, com diferentes áreas de atuação, compostos por 953 cadeiras titulares, estas ocupadas por membros representantes do poder público e da sociedade civil.

Valmir Ábrego, membro dirigente administrativo da Secretaria de Participação Cidadã e responsável pela coordenação dos conselhos municipais, explicou ao público que o evento, em caráter inicial, teve teor informativo e explicativo, a introduzir a ideia de que a interação trará melhoras no desenvolvimento das ações e na atuação dos membros. “Foi um clamor quase que unânime dos integrantes dos diversos conselhos para que houvesse esse trabalho conjunto, a fim de trocarem experiências, curiosidades e questionamentos, no intuito de aprenderem modos de operação e técnicas exitosas, tanto na elaboração de projetos, propostas de ação governamental ou de iniciativa da sociedade civil, como na própria execução das mesmas, de modo a dar excelência, inclusive, no exercício das políticas públicas existentes e nas vindouras”, justificou.

O coordenador ainda revela que a secretaria pretende estabelecer reuniões deste caráter interativo por três vezes a cada ano.

O prefeito Dilador Borges reverenciou o trabalho da vice e secretária municipal, Edna Flor, junto à causa dos conselhos municipais. “Pegamos a administração de Araçatuba com 14 conselhos municipais constituídos e pedi a ela que se dedicasse a colocá-los na legalidade. Hoje temos 40 conselhos legalizados, atuantes, sem qualquer remuneração, e em busca de sempre melhorar. Essa é a razão de sermos gratos a ela e todos vocês por juntarem-se ao esforço do nosso lema, que é cuidar de gente”, valorizou.

Edna Flor palestrou antes do coordenador Valmir Ábrego e reforçou o incentivo à participação construtiva. “Aperfeiçoaremos a metodologia a todo tempo, para que tenhamos esses espaços para essas reuniões, para ouvirmos vocês. Neste primeiro encontro, teremos uma chuva de informações, de ideias e propostas, mas trabalharemos para que sejam cada vez mais participativas”.

“Tomo a liberdade de recorrer à simbologia feminina para uma descrição da importância deste trabalho que realizamos. Os conselhos municipais são como um grande útero, onde são gestadas as políticas públicas a melhorar as vidas das pessoas em nosso município”, concluiu Edna Flor.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »