AtaNews Publicidade 728x90
08/03/2023 às 18h28min - Atualizada em 08/03/2023 às 19h42min

Empresária se torna primeira mulher a vinificar na Serra do Sudeste, no RS

Este ano de 2023, dois espumantes produzidos na vinícola de Gabriela ganharam medalha com pontuação acima de 90 pontos no guia Descorchados, um guia de vinhos que avalia a bebida na América do Sul.

SALA DA NOTÍCIA HEMILLY TERESA DA SILVA LIRA
[email protected]
Divulgação
As mulheres, cada vez mais, tomam para si o lugar de liderança na sociedade, por muito tempo restrito aos homens. No empreendedorismo, os números sobem exponencialmente. É o exemplo de Gabriela Brocardo, a primeira mulher a vinificar na Serra do Sudeste, região Gaúcha do Brasil. A empresária conta os desafios desta trajetória e como a paixão por vinhos a levou para lugares jamais imaginados.

De acordo com os dados do LinkedIn, a participação feminina no setor cresceu globalmente. Em 2020, o Brasil registrou um salto de 41% entre as mulheres que iniciaram algum negócio próprio. Segundo o levantamento, o aumento é entendido como consequência de uma série de desafios que as mulheres enfrentam em suas vidas profissionais. Entre eles, está o fato de que a pandemia fez com que muitas delas assumissem a dupla responsabilidade de trabalhar e cuidar de casa e/ou família, forçando-as a buscar mais flexibilidade.

E foi nesta fase que, durante a pandemia, Gabriela Brocardo, começou a comercializar vinho e descobriu que era a primeira mulher a vinificar na Serra do Sudeste, região do Rio Grande do Sul, ao conversar com alguns produtores e enólogos. Fisioterapeuta, Facilitadora do Empreenda com Propósito e Sommelier de Vinhos de primeira qualidade, Gabriela conta que antes de começar no vinho, atuava como fisioterapeuta há 18 anos.

“Nessa época, decidi trocar de profissão e comecei a fazer vários cursos e, um deles, foi o de Sommelier de chá internacional, em Buenos Aires, na Argentina.  Através deste curso, entrei no mundo do vinho. Foi quando um professor da Associação Brasileira de Sommeliers - RS, me convidou para viajar e conhecer uma universidade na Itália, onde ficaríamos 10 dias estudando análise sensorial de vinhos”, recorda Brocardo.

Durante um jantar despretensioso, Gabriela revelou aos professores que o pai era produtor de uvas na Serra do Sudeste Gaúcho. “E lá eles me questionaram o porquê eu não produzia meu próprio vinho. Então, assim que cheguei no Brasil, procurei uma vinícola para começar a vinificar”, lembra Gabriela, entusiasmada. 


Produção

Ao todo, 12 pessoas, incluindo parreiral e administrativo trabalham no processo. "Em épocas pontuais a parreira precisa de um olhar diferenciado. Na colheita, desfolha e na poda esse número aumenta significativamente. Os vinhos, por serem tranquilos, levam de 6 meses a 1 ano. Já os espumantes, por serem produzidos no método tradicional Champenoise, variam de 15 a 36 meses", explica a sommelier Gabriela Brocardo.

Posicionamento no mercado

A empresária explica que, mesmo o universo do vinho sendo bastante masculino, ela está se posicionando muito bem no mercado. “Minha produção ainda é pequena, fazemos 8 mil garrafas. Minha região é muito nova na produção de uva e de vinho. No entanto, buscamos um produto diferenciado para que o cliente, ao provar o meu vinho, conheça minha região e minha história”. 

De acordo com a empreendedora, por ser uma atividade relativamente nova para a região, a Brocardo Vinhos caminha a passos largos para o aprimoramento da sua infraestrutura de produção. 

Este ano de 2023, dois espumantes produzidos na vinícola de Gabriela ganharam medalha com pontuação acima de 90 pontos no guia Descorchados, um guia de vinhos que avalia a bebida na América do Sul.  “Temos como objetivos manter a qualidade do nosso produto e a cada ano lançar um vinho novo.  E é importante salientar, que todo vinho é feito com uvas do nosso parreiral”, conclui a sommelier e empreendedora. 

Com uma bagagem de conhecimento sólida sobre empreendedorismo, atualmente,  Gabriela Brocardo realiza mentorias e palestras voltadas para empresários, principalmente para as mulheres que desejam empreender. 

Todos os passos da empresária e sommelier, inclusive, viagens pela Alemanha e Itália, podem ser acompanhados nos Instagrans @brocardovinhos e no @gabrielabrocado.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »