AtaNews Publicidade 728x90
24/02/2023 às 16h27min - Atualizada em 24/02/2023 às 16h27min

Foliata movimenta Araçatuba no carnaval de 2023

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Prefeitura de Araçatuba
A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou no último dia 18 de fevereiro, sábado, a “Foliata 2023 – De volta para a Folia”. A população voltou a cantar e dançar com o carnaval, uma celebração muito relevante para a cultura brasileira.

A festa, segundo a secretária de Cultura, Tieza Lemos Marques, procurou valorizar as tradições carnavalescas por meio das marchinhas e sambas clássicos e também através da decoração que lembrava os salões dos clubes que sediaram essa festividade por anos no município.

O início da Foliata aconteceu às 16h, quando os blocos infantis partiram da concentração na Praça João Pessoa em direção à Praça Olímpica. Esse cortejo, formado por três grupos, reuniu mais de 820 pessoas, entre crianças, seus pais, avós e até pets, que estavam muito animados, sobretudo com a vibração do Tio Pirata que agitou a turma no Trio Elétrico.

Já na Praça Olímpica, mais pessoas aguardavam ansiosas a chegada do cortejo para lotar aquele grande salão de baile. Nesta matinê, que aconteceu das 16h às 18h e foi agitada pela banda Tropikids, o público, que chegou a cerca de 1,5 mil pessoas naquela tarde, não parava de dançar e pedir bis para 2024. “Estavam todos muito alegres, saudosos e agradecendo a prefeitura por proporcionar uma festa tão memorável como aquela”, comentou a secretária Tieza.

No período da noite foi o momento dos mais velhos curtirem o carnaval. Às 20h, oito blocos saíram da concentração tendo como destino a Praça Olímpica onde o baile, animado pela banda Carnavamo e Projeto Saxopop, seguiu até 23h. Ao cortejo, formado por pelo menos 320 pessoas, outras tantas se juntaram aos blocos, chegando a mais de 800 foliões na praça.

No total foram 11 blocos, sendo sete deles selecionados através do edital nº 001/2023 da Secretaria de Cultura, que concedeu apoio financeiro para as fantasias e alegorias. Os outros quatro foram espontâneos, ou seja, participaram do evento sem subsídio do poder público.

A secretária destaca a participação do Bloco do Gordinho, que recebeu subsídio da Cultura e reuniu cerca de 500 pessoas para o cortejo dos blocos infantis, promovendo oficinas e atividades recreativas para os pequenos na concentração.

“A Foliata já deixa saudade! Esse tipo de carnaval de rua voltou para ficar. Tivemos um retorno prá lá de positivo sobre a iniciativa e muita gente já está falando em organizar a turma para 2024”, pontuou Tieza, bastante animada com o resultado do evento.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »