AtaNews Publicidade 728x90
13/02/2023 às 18h41min - Atualizada em 13/02/2023 às 18h41min

Inscrições abertas: grupos de Dança e Teatro interessados em aprimorar técnicas encontram recursos no Programa de Qualificação de Artes

De 2014 a 2022, mais de 510 grupos e coletivos de teatro e dança foram atendidos pelo Programa; Para a edição de 2023, quem assume a curadoria do Teatro é a atriz Aysha Nascimento e a curadoria de Dança está com o coreógrafo Alex Soares

Assessoria de imprensa
Fotos: Jamil Kubruk

Companhias de dança e teatro do interior, litoral e região metropolitana que desejam aprimorar suas técnicas e repertórios já podem se inscrever para a edição 2023 do Programa de Qualificação em Artes (PQA), realizado por Oficinas Culturais - programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. O chamamento fica aberto até o dia 17 de fevereiro (clique aqui para dança e teatro) e a participação é gratuita.
 

O Programa de Qualificação em Artes colabora com o aprimoramento artístico dos grupos de dança e de teatro que não são da capital paulista, a fim de descentralizar a cena cultural e fortalecer os espetáculos pelas regiões interiorana, litorânea e metropolitana do Estado. Os encontros são feitos por especialistas dessas linguagens, oferecendo ampla orientação artística. O objetivo é na ampliação do repertório dos participantes, promover visibilidade nos territórios de origem, aprimorar técnicas, fortalecer identidade, estimular a diversidade na equipe profissional envolvida na produção, além de apoiar na busca de parcerias para a realização e sustentabilidade dos espetáculos.
 

"A principal característica do Programa de Qualificação em Artes, desde sempre, é a de "artista orientado artistas", dando suporte artístico de diversos formatos aos grupos do interior, região metropolitana e litoral do estado de São Paulo, sempre no sentido de qualificar, orientar, trazer conhecimento e para o fortalecimento dos seus projetos", explica a coordenadora do PQA, Kelly Cristine Chagas.
 

No total, serão selecionados até 47 grupos de teatro e 13 grupos de dança, desde que tenham atuação comprovada de, no mínimo, um ano. Com a possibilidade de flexibilização das medidas sanitárias contra a Covid-19, as orientações no ano de 2023 acontecerão no formato híbrido (parte presencial e parte remota). Ao longo da atual edição do Programa será desenvolvido um trabalho artístico com os grupos que receberão suporte para criar, com orientação personalizada e atenta às especificidades dos projetos inscritos.
 

Vagas para orientadores artísticos e estagiários

Artistas de teatro e de dança com trajetórias consolidadas, residentes do estado de São Paulo, também encontram um chamamento para atuarem como artistas-orientadores (as). E estudantes universitários dessas áreas cênicas podem se candidatar às vagas de estágio. Para esses públicos, a inscrição segue aberta de 13 de fevereiro a 5 de março no site da Poiesis, Organização Social de Cultura que gerencia o programa.
 

Para os artistas-orientadores serão 10 vagas para colaborar com os grupos de dança e 11 vagas para o suporte aos grupos de teatro. Os candidatos devem ter conhecimento em circuitos formais ou informais da educação, com domínio em técnicas e métodos, além de compartilhar conhecimentos a partir da própria experiência pessoal como criador e possuir trajetória profissional estruturada como artista, professor ou orientador.
 

Já aos estagiários serão disponibilizadas 15 vagas em teatro e duas vagas em dança, e devem estar matriculados em curso de nível superior, de bacharelado ou licenciatura, em Teatro, Dança, Artes Cênicas, Artes do Corpo, Artes Visuais (Teatro/Dança), ou afins, em instituições autorizadas pelo MEC e/ou órgão competente (Conselho Estadual de Educação/Secretaria de Estado de Educação) no Estado de São Paulo.
 

Alcance cênico pelo estado paulista

Desde 2014, o Programa de Qualificação em Artes já atendeu mais de 420 grupos e coletivos de teatro e mais de 90 grupos e cias de dança, dando oportunidade para que mais grupos possam ser reconhecidos dentro desse cenário. Para 2023, o programa terá como curadora da linguagem teatral a atriz, dançarina, professora e diretora de teatro Aysha Nascimento, atualmente mestranda em Artes da Cena na turma especial/laboratório em Artes e Mediação Cultural na Escola Superior de Artes Célia Helena integrante e fundadora da companhia de Teatro de Rua da Cidade de São Paulo Cia dos Inventivos.
 

E como curador dos grupos de dança teremos Alex Soares, coreógrafo e videomaker que já fez parte de companhias de dança contemporânea como Balé da Cidade de São Paulo, Balé Teatro Guaíra e Cisne Negro Cia de Dança, com as quais obteve experiência variada com coreógrafos nacionais e internacionais.
 

SERVIÇO:

CHAMAMENTO 2023 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES

Seleção de grupos de Dança
Inscrições: 19/01 a 17/02 - Clique aqui.

Seleção de grupos de Teatro
Inscrições: 19/01 a 17/02 - Clique aqui.
 

CHAMAMENTO PARA ORIENTADORES E ESTAGIÁRIOS:
Link estará disponível aqui entre 13/02 5/03/2023
 

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS -- Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura. O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI - Festival Literário e MIA - Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes , o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
 

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »