AtaNews Publicidade 728x90
03/02/2023 às 18h10min - Atualizada em 03/02/2023 às 18h10min

Ritinha Prates começa visita a municípios em busca de usuários que necessitam de cadeiras de rodas

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Ritinha Prates
Dois fisioterapeutas do Centro Especializado em Reabilitação IV Ritinha Prates (CER IV Ritinha Prates), de Araçatuba (SP), estiveram hoje em Suzanápolis fazendo uma busca ativa por moradores que necessitam usar cadeiras de rodas de forma permanente. Em parceria com a prefeitura, que disponibilizou um espaço para a ação e também o cadastro de pacientes, os profissionais entrevistaram 40 cidadãos para saber qual o equipamento adequado para cada um.

A triagem ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) local. De acordo com o coordenador de reabilitação física do CER IV, Adriano Mantovan, a previsão é que a entrega das cadeiras de rodas ocorra em até um mês e meio.

A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a usuários de cadeiras de rodas dos 40 municípios do Noroeste Paulista que fazem parte da área de atuação do DRS II (Departamento Regional de Saúde), equipamentos de diversos modelos, como cadeira monobloco, motorizada, de banho com aro de propulsão, de banho com recline, de banho em concha infantil.

Suzanápolis foi o primeiro município visitado. “O nosso setor de serviço social faz contato com as prefeituras, que se encarrega de levantar os usuários que necessitam de cadeira. Feito isso, fisioterapeutas nossos vão até a cidade para avaliar a condição do usuário e prescrever a cadeira. Neste ano, pretendemos repetir a busca ativa nas outras 39 cidades, e fazer desta uma ação permanente”, detalha o coordenador.

Mantovan explica ainda que, independentemente da busca, o usuário deve estar atento e seguir critérios para ter acesso aos equipamentos. “O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima. Constatada a necessidade do usuário, a solicitação é enviada à Secretaria de Saúde de Araçatuba, que agenda uma avaliação do usuário. No final, estando tudo certo, o usuário recebe de graça o equipamento adequado”, detalha o coordenador.

No CER IV Ritinha Prates, antes de receber o equipamento, o usuário passa por treinamento para o uso adequado da cadeira de rodas (assim como os seus familiares ou responsáveis, em alguns casos).

Desde 2015, quando o CER foi inaugurado, mais de 5 mil usuários ganharam cadeiras de rodas, de vários modelos. Os equipamentos são adquiridos por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação. O FAEC foi criado pelo Governo Federal em 1999, com a finalidade de arcar com os pagamentos dos procedimentos de alta complexidade em pacientes com referência interestadual, próprios da Câmara Nacional de Compensação, e dos decorrentes da execução de ações consideradas estratégicas.

CER IV Ritinha Prates

Inaugurado em 26 de agosto de 2015, o CER IV Ritinha Prates é um ponto de atenção ambulatorial especializada em atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território. Todo o atendimento realizado no CER é realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, por meio de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

O equipamento da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiências intelectual, auditiva, física e visual, de qualquer os sexos e idades encaminhadas pelos serviços de saúde da região de abrangência da DRS II. O objetivo é promover o estabelecimento e cumprimento das ações voltadas à qualidade de vida desse segmento, assegurando a igualdade de oportunidades às pessoas com deficiência. A garantia deverá resultar no provimento de condições e situações capazes de conferir qualidade de vida, com a plena observância do arcabouço legal específico, como é o caso do Decreto nº 3.298/99 e a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »