AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2023 às 17h20min - Atualizada em 31/01/2023 às 17h20min

Estado de São Paulo terá fornecimento de cannabis medicinal através do SUS

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas assinará hoje (31) a sanção do PL 1.180/19, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), durante uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, às 18 horas.

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
 A norma visa instituir a política de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol (CBD), em caráter excepcional, pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no estado de São Paulo.

Para comentar sobre a norma e falar sobre os benefícos dessa sanção, minha sugestão de especialista é a Carolina Sellani, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Insumos de Cannabis da Associação Brasileira das Indústrias de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI).

Como não é permitida a produção de insumos à base de Cannabis no Brasil, apenas sua importação, tratamentos com os medicamentos que foram liberados para a comercialização tem um custo muito alto, o que os tornam inacessíveis para a maior parte da população.

Com apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos produzidos em território nacional, o Brasil precisa importar os outros 95%, segundo dados da Associação. Sendo assim, fornecer os meciamentos através do SUS irá facilitar o acesso a milhares de pessoas que necessitam do tratamento e não dispõem de recursos para arcar com o alto valor decorrente das importações. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »