AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2023 às 17h36min - Atualizada em 30/01/2023 às 17h36min

Pontos de vista de um “Maestro” palhaço

Exercício crítico em torno do espetáculo “Pontos de vista de um palhaço”. Escrito por João Polizelli

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Willian Aguiar
Baseado no livro de mesmo nome do escritor alemão e vencedor do Nobel de literatura Heinrich Boll, este solo estrelado por Daniel Warren e dirigido por Maristela Chelala conta a história de Hanz, um homem melancólico e perturbado, e de sua segunda personalidade, o palhaço, completamente oposta da primeira.

Com maestria, o ator (indicado ao Prêmio Shell por este trabalho em 2017) conduz as emoções da plateia e viaja entre o literal e o metafórico de maneira excepcional. O espetáculo retrata os dois personagens e conta a mesma história de formas diferentes.

O palhaço assume o papel de interagir com a plateia e de brincar com as questões abordadas. Já Hanz é a personalidade contrária. É sério, chora, se revolta com os próprios pensamentos, com a sociedade e com as pessoas que o rodeiam. Com Hanz, a interpretação não necessita de falas para transmitir um sentimento. Warren muda de persona algumas vezes durante a apresentação, mostrando um conto de trabalho e amor frustrados, o que o leva a vícios e a um final de vida de arrependimentos.

Iluminação e cenografia ficam por conta de Marisa Bentivegna. A parte externa do local da peça parece uma entrada de circo. Na lateral está o palhaço, tocando violão e cumprimentando as pessoas que passam. Ao entrar no espaço o espectador se encontra em um consultório psiquiátrico, com direito a divã (que ao final revela uma grande surpresa), quadros e decorações que compõem a sala. A montagem é genial. Leva o público a histórias que abordam atualidades, sociologia, política e religião, através do cômico e do dramático.

O conjunto intriga, diverte e ao mesmo tempo comove a quem assiste. A qualidade técnica da produção e a excepcionalidade do trabalho de Daniel constroem uma metamorfose teatral que carrega emoções e reflexões. Pontos de vista de um palhaço começa e termina com uma quase magistralidade. É espetacular em todas as suas formas.

Pontos de vista de um palhaço
Espetáculo apresentado na UNESP/Ibilce, em São José do Rio Preto, em 26 de Janeiro/2023. Na programação do Janeiro Brasileiro da Comédia

Ficha Técnica
Concepção Artística: Maristela Chelala e Daniel Warren
Texto Original: Ansichten Eines Clown, de Heinrich Boll
Dramaturgia e Direção: Maristela Chelala
Elenco: Daniel Warren
Preparação e Técnicas de Palhaço: Esio Magalhães
Iluminação e Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurino: Carol Badra
Trilha Sonora: Frederico Godoy
Operador Som/Luz: Rodrigo Damas
Cenotécnico: Cesar Resende Santana
Assistente de Cenografia: Amanda Vieira
Fotos: Willian Aguiar
Assessoria de Imprensa: Juliana Araújo e Ivan Marsiglia
Programação Visual: Phillipe Marks
Produção: Fenetre Produções Artísticas
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »