AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2023 às 10h30min - Atualizada em 30/01/2023 às 10h30min

Hospital da USP tem quase 300 menores de idade fazendo transição de gênero

Procedimento envolve bloqueio da puberdade, a hormonização cruzada e, em alguns casos, até cirurgia de redesignação sexual

Assessoria de imprensa
A bandeira símbolo dos transgênero | Foto: Ted Eytan/Creative Commons
O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, tem 280 menores de idade em processo de transição de gênero. Desse total, 100 são crianças de 4 a 12 anos; enquanto 180 são adolescentes de 13 a 17. Além desse público, há 100 adultos, a partir dos 18, na mesma situação.

Em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans. O site entrevistou jovens e seus pais, que relataram como funciona o procedimento, cujas etapas envolvem bloqueio da puberdade, a hormonização cruzada e, em alguns casos, até cirurgia de redesignação sexual.
Gustavo Queiroga, de 8 anos, nasceu uma mulher biológica, mas se sente um menino. Já com características masculinas, diz que “realizou um sonho”, com o apoio da mãe. Atualmente, a criança faz acompanhamento no Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (Amtigos).

Hoje, há 160 famílias com menores de idade que querem passar pela transição de gênero. Foi criado em 2010 e funciona no HC da USP, com a finalidade de atender gratuitamente adultos pelo Sistema Único de Saúde. Sem custos para o paciente, o Ministério da Saúde também disponibiliza um “Processo Transexualizador” em mais de 10 localidades.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »