AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2023 às 16h25min - Atualizada em 25/01/2023 às 16h25min

Oscar 2023: os esnobados e as surpresas entre os indicados

Após as indicações ao Oscar 2023 serem reveladas pela Academia, podemos determinar quem foram as grandes surpresas e os esnobados da lista

Olhar Digital
Foto: Reprodução
Os indicados ao Oscar 2023 foram anunciados nesta terça-feira (24), e enquanto alguns comemoram a honraria de estar entre os finalistas ao maior prêmio do cinema mundial, outros lamentam terem sido esnobados pela premiação.

A lista de indicados foi anunciada em uma cerimônia em Los Angeles apresentada por Riz Ahmed e Allison Williams, incluindo grandes produções, sucessos de bilheteria, originais de streamings e os tradicionais dramas. No entanto, nem todos aqueles vistos como favoritos para entrar ao menos na lista de indicados tiveram seus nomes anunciados pela dupla de atores.

Baseado no que se imaginava para a lista final de indicados ao Oscar, algumas pessoas e projetos podem afirmar que foram esnobadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas este ano. Obviamente, existe um número limitado de vagas, então sempre alguém vai ser considerado como esnobado, mas vale destacar os nomes mesmo assim.

Um destes casos é o de Tom Cruise. Top Gun: Maverick conquistou indicações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, mas o astro de Hollywood que lidera a franquia voadora acabou não ouvindo seu nome entre os listados para a categoria de Melhor Ator. Outra veterana de Hollywood que acabou esnobada foi Olivia Colman, por Empire of Light.

No caso de A Mulher Rei, filme da premiada Viola Davis, a Academia respondeu à produção como se o filme nem existisse. A diretora Gina Prince-Bythewood ficou de fora dos indicados a Melhor Direção, enquanto a própria Viola Davis, indicada ao SAG Awards e ao BAFTA pelo papel, não entrou na lista final da Academia.

A não indicação da diretora Prince-Bythewood, assim como de Sarah Polley por Entre Mulheres, Charlotte Wells por Aftersun e Chinonye Chukwu por Till – A Busca por Justiça, causou com que nenhuma mulher fosse indicada à categoria de Melhor Direção. O caso mais gritante talvez seja o de Polley, que viu seu filme ser indicado a Melhor Filme e garantiu a indicação para Melhor Roteiro Adaptado, mas acabou esnobada na prestigiosa categoria de direção.

Ainda no assunto de diretores, Baz Luhrmann viu seu filme Elvis ocupar uma vaga entre na categoria de Melhor Filme e Austin Butler garantir uma indicação para Melhor Ator, após vencer o Globo de Ouro. No entanto, ele mesmo acabou ficando de fora da briga de Melhor Direção. Outro caso que podemos destacar é o de James Cameron, que voltou a levar multidões aos cinemas com Avatar: O Caminho da Água.

Por falar em Till – A Busca por Justiça, o filme é considerado mais uma produção esnobada pela academia. A história angustiante do assassinato de Emmett Till, de 14 anos, em 1955, por racistas, e a luta de sua mãe, Mamie Till-Mobley, por justiça colocaram os holofotes em uma parte vital da história dos Estados Unidos. O trabalho de Chukwu por trás das câmeras e a performance fascinante de Danielle Deadwyler como Till-Mobley foram reveladores, mas a Academia optou por não reconhecê-los.

Moonage Daydream, documentário do já indicado ao Oscar Brett Morgen sobre ninguém menos David Bowie era esperado entre os indicados deste ano, mas acabou não aparecendo entre os finalistas.

Paul Dano, astro de Os Fabelmans, viu sua colega Judd Hirsch ser indicada por uma participação especial estendida no filme, mas acabou ficando de fora da lista, novamente não conseguindo uma vaga entre os indicados a Melhor Ator Coadjuvante. Em 2008, Dano foi indicado ao BAFTA por Sangue Negro e em 2016 ao Globo de Ouro por The Beach Boys: Uma História de Sucesso. Desta vez ele recebeu indicações ao SAG Awards e ao Critics’ Choice Movie Awards, mas foi novamente esnobado pelo Oscar.

No caso de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, o filme conquistou algumas indicações, que incluíram a prestigiosa indicação a Angela Bassett para Melhor Atriz Coadjuvante e à Canção de Rihanna, “Lift Me Up”. No entanto, o diretor Ryan Coogler acabou não entrando para a lista, e o filme da Marvel não entrou na lista, com Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água ocupando as “vagas” de blockbusters.

Após ser indicada ao Globo de Ouro e Critics’ Choice Movie Awards pela canção original “Carolina”, do filme Um Lugar Bem Longe Daqui, a cantora Taylor Swift não foi indicada ao Oscar.

Outros atores considerados como esnobados para a premiação incluem Janelle Monáe, por Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Margot Robbie por Babilônia e Will Smith, por Emancipation, embora ninguém esperasse que o ator fosse indicado após o incidente no Oscar do ano passado.

Enquanto isso, alguns nomes apareceram na lista e não eram muito aguardados. O primeiro deles é da atriz Stephanie Hsu, de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo. Já era esperado que o filme atraísse muitas indicações, incluindo para Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis. Mas Hsu acabou se tornando uma surpresa ao surgir na lista ao lado de Curtis na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

O já indicado ao Tony Award Brian Tyree Henry foi indicado ao Independent Spirit Award de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Causeway. No entanto, ele não era muito cotado para a indicação ao Oscar que acabou conquistando.

A atriz britânica Andrea Riseborough acabou conseguindo seu primeira indicação por To Leslie, entrando entre as finalistas para Melhor Atriz. Em entrevista ao Deadline, ela mostrou como a indicação foi uma surpresa até mesmo para ela. “Estou pasma. Não tenho certeza de como diabos isso aconteceu.”

A cerimônia do Oscar 2023 acontece em 12 de março, com apresentação de Jimmy Kimmel.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »