AtaNews Publicidade 728x90
19/01/2023 às 16h12min - Atualizada em 19/01/2023 às 16h12min

Ministros do Desenvolvimento Social e da Agricultura alinham estratégias com o objetivo de tirar o Brasil do mapa da fome

Pastas atuarão de forma integrada e apresentarão proposta para o Plano Safra de 2023

Portal do Governo
Equipes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social: integração. (Foto: Roberta Aline/ MDS)
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou nesta quarta-feira (18.01) de uma reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro. O encontro tratou sobre uma integração entre as pastas com o objetivo de assegurar que a produção de alimentos chegue a quem mais precisa e, assim, seja atingida a meta de tirar o Brasil do mapa da fome.

“O encontro vai na linha do que quer o presidente Lula. Ele quer uma integração na produção de alimentos e, do outro lado, saciar todos os brasileiros, fazer o alimento chegar a quem está desnutrido, a quem passa fome", afirmou Wellington Dias. "Hoje acertamos uma boa agenda para que, a partir do mapa do Cadastro Único, a partir do mapa da produção brasileira, possamos já apresentar ao presidente Lula para o Plano Safra de 2023 as condições dessa integração", completou o ministro.

O Plano Safra destina anualmente recursos para apoiar a produção agropecuária nacional. O setor recebe investimentos para programas de modernização, inovação e sustentabilidade, priorizando os pequenos e médios produtores rurais.

O ministro do MDS destacou ainda o objetivo de promover a capacitação dos beneficiários do programa de transferência de renda do Governo Federal. "Queremos qualificar, capacitar o público que hoje recebe o Bolsa Família, para que ele possa também ter oportunidade de emprego e empreendedorismo”, disse Wellington Dias.

Carlos Fávaro ressaltou que garantir o alimento na mesa de todos os brasileiros passou a ser um objetivo comum. “O principal legado que o presidente Lula quer deixar ao país de novo é zerar o mapa da fome. Então isso passou a ser um projeto transversal, todos nós temos que trabalhar nessa vertente que é o grande sonho do presidente Lula. Não dá para conviver com um país que produz tanto alimento com gente passando fome”, apontou o ministro da Agricultura e Pecuária.

Participaram da reunião a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, todos do MDS, além de Silvio Farnese, da Secretaria de Política Agrícola, e de Irajá Lacerda, secretário executivo, ambos do Mapa.

A partir do encontro, também ficou decidido que, na próxima sexta-feira (20), será realizada uma reunião de trabalho com a presença da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Assessoria de Comunicação – MDS
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »