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17/01/2023 às 14h48min - Atualizada em 17/01/2023 às 14h48min

Marketing de conteúdo: por que a sua empresa precisa apostar nessa estratégia

Para que a sua marca se torne conhecida, é preciso ser encontrada pelos potenciais clientes e o marketing de conteúdo é a chave. Veja quais as vantagens dessa estratégia para a sua empresa!

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo na Smartia Seguros.
Criar conteúdo relevante para o seu público-alvo é a melhor estratégia de atração de clientes que você pode aplicar. Seja por meio de vídeos, textos, imagens, e-books, entre outros, esse é o método de marketing ideal para atrair o seu público.

Afinal, por meio do marketing de conteúdo você pode oferecer soluções para as dores do seu público-alvo. Além disso, essa está entre as estratégias mais aplicadas por marcas de sucesso. Entenda!
 

Por dentro do marketing de conteúdo

Atualmente, as empresas precisam estar presentes na internet. E para serem encontradas, as marcas apostam nas estratégias de marketing digital, que possui o marketing de conteúdo como uma das estratégias mais eficazes.

Mas, o que é marketing de conteúdo? Essa estratégia visa a produção de conteúdo digital para atingir o público-alvo. Ou seja, por meio dele as marcas conseguem atrair leads que se tornam clientes.

A técnica consiste em atrair potenciais clientes de forma orgânica, natural, por meio da criação de conteúdos em vídeo, imagem, blogs, redes sociais, podcast, entre outros formatos digitais.

Tais conteúdos são criados de forma única, envolvente e que gera valor para as pessoas interessadas em determinado nicho. Portanto, cada empresa pode criar o seu conteúdo conforme o público deseja e para isso, existem algumas estratégias.

Por que apostar no marketing de conteúdo?

Criar conteúdo para internet não é difícil, mas desenvolver conteúdos que despertam o interesse do seu público-alvo e estar entre as primeiras posições dos buscadores para determinados termos pode ser uma tarefa difícil.

Mas, existem muitas ferramentas, inclusive gratuitas, que a sua marca pode usar. O importante é investir tempo para desenvolver conteúdos que engajam e atraiam a sua persona.

Afinal, existem muitas vantagens para as empresas de todos os nichos ao apostar em marketing de conteúdo. Entre elas:
  • Maior visibilidade para a marca
  • As estratégias são mais baratas e muito eficientes
  • O relacionamento com o cliente é melhor
  • Criação de conteúdo relevante para seus clientes
  • Fidelização de clientes
  • Aumento nas vendas on-line e fora da internet
  • Os resultados podem ser sentidos a longo prazo
Além disso, você sabia que, por meio das estratégias de marketing de conteúdo, a sua empresa pode estar à frente dos concorrentes, mesmo que sejam marcas mais fortes? Um exemplo é de startups que investem nas técnicas certas e estão nas primeiras posições do Google.

Por exemplo, um site que tem parcerias com corretoras e divulgam conteúdos sobre seguros, ao investir nas estratégias de marketing de conteúdo, conseguem estar na primeira página do Google, inclusive, na frente dos portais das próprias seguradoras.

Mas, para isso, é preciso investir em palavras-chave, títulos que engajam, entre outras ações. Nesse nicho de mercado, você pode apostar em temas sobre o preço do seguro auto, ranking com as melhores seguradoras, dicas para a contratação, entre outros.

Quais são as estratégias de marketing de conteúdo?

Antes de criar conteúdos digitais, é importante desenvolver algumas estratégias para alcançar o público-alvo. Entre elas:

Criar sua persona

Defina quem é o seu público-alvo para facilitar as demais ações. Lembre-se de que a persona é que representará o perfil de seu cliente. Portanto, todo o conteúdo deve ser desenvolvido direcionado para ela.

Desenvolver conteúdo

Pense no que é relevante para o seu público-alvo, como sanar dúvidas, novidades, informações, passo a passo ou outros. Aposte em formatos de conteúdos para blogs, redes sociais, podcasts e também em vídeos.

Aproveite para responder as principais dúvidas da sua persona de forma direta. Use fontes confiáveis para estabelecer a confiança entre sua marca e o seu leitor.

Investir nas técnicas de SEO

Investir em SEO é a principal estratégia quando se fala de marketing de conteúdo. É por meio dessas técnicas que o seu site poderá alcançar o público-alvo, seja por meio do SEO on page ou off page.

Entre as ações, selecione uma lista com as principais palavras-chave, primária e secundárias, conforme o seu nicho de atuação. Existem muitas ferramentas no mercado para você encontrar os termos mais interessantes, como o Google Keyword Planner.

Diversificar seus conteúdos

A sua marca pode estar presente em diferentes canais. Assim sendo, é importante criar conteúdos diversificados, conforme cada canal, e também para atrair ainda mais a atenção do seu público-alvo.
Entre as opções:
  • Infográficos
  • E-books
  • Imagens
  • Vídeos
  • Webinars
Não deixe de usar a sua principal palavra-chave e variações ao criar conteúdo. Aposte no call to action!

Distribuir o conteúdo em diferentes canais

Após criar conteúdos com técnicas de SEO e que atenda ao que seu público-alvo busca, você precisa distribuí-lo. Para isso, conte com diferentes canais, como as redes sociais, blogs, e-mail, sites de parceiros e outros.

Mensurar resultados

Não basta apenas construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo se você não pode mensurar se ela está dando retorno. Existem diferentes ferramentas que podem te ajudar com a análise de resultados.
 
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