AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2023 às 17h11min - Atualizada em 10/01/2023 às 17h11min

​Apreensões em unidades prisionais da região Oeste da SAP

- Redação
Objetos localizados em revista corporal, durante visita na Penitenciária "LUIS APARECIDO FERNANDES" de Lavínia (PII). (Foto: Divulgação)
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), informou que entre os dias 03 a 08 de janeiro/2023, apreenderam diversos ilícitos em sete unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria Regional Oeste da SAP.

CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 
Durante o retorno da saída temporária de dezembro, em 03/01/2023, enquanto os sentenciados passavam por revista através do scanner corporal para adentrar à unidade prisional, policiais penais visualizaram ilícitos com alguns deles. Três sentenciados portavam invólucros dentro do estômago e confessaram que se tratava de substância entorpecente análoga à Cocaína. Devido ao fato, precisaram ser levados ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde passaram por procedimento cirúrgico para retirada dos materiais, uma vez que não conseguiram expelir naturalmente. Nas cirurgias foram retirados ao todo 53 invólucros com provável entorpecente.

Após a alta hospitalar, os três foram autuados em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas. Um quarto reeducando também foi flagrado pelos policiais penais, mas conseguiu expelir 15 invólucros contendo Maconha, não necessitando de procedimento cirúrgico.

Em resposta, o CPP instaurou procedimento disciplinar apuratório em desfavor dos quatro reeducandos e propôs ao juiz do Deecrim a sustação cautelar do regime semiaberto dos respectivos envolvidos.  



PENITENCIÁRIA DE PARAGUAÇU PAULISTA  
Durante o retorno de sentenciados da saída temporária de dezembro, em 03/01/23, policiais penais da Penitenciária de Paraguaçu Paulista observaram que um deles encontrava-se em atitude suspeita, próximo à subportaria. Ao perceber a aproximação dos policiais, o indivíduo jogou os invólucros no chão e aspirou algo em notas de dinheiro que ele trazia nas mãos. Ao ser questionado, contou que se tratava do entorpecente Cocaína e que agora o flagrante "estava em sua mente" e que nada contra ele poderia ser feito.

O sentenciado estava embriagado, com forte odor de bebida alcoólica, e confessou que havia consumido cerveja. Após muita conversa, contou que os invólucros dispensados no chão continham o entorpecente Maconha, alegando que havia comprado para uso próprio.

A autoridade policial foi acionada e conduziu o reeducando e os materiais apreendidos ao plantão para elaboração de Boletim de Ocorrência e providências cabíveis.  

PENITENCIÁRIA DE JUNQUEIRÓPOLIS 
Sábado (07), por volta das 11h, durante procedimento de revista corporal através do aparelho de scanner, foi visualizada imagem suspeita na região pélvica de uma visitante. Ao ser questionada, negou que estivesse portando algo, sendo então conduzida com o auxílio da Polícia Militar à unidade de saúde local para realização de exame mais detalhado. Após a realização do procedimento, ficou constatado que a mulher trazia escondido um invólucro que continha erva esverdeada aparentando ser o entorpecente Maconha. Frente ao ocorrido, a mulher foi conduzida à Delegacia Policial da cidade de Dracena.

O sentenciado foi encaminhado preventivamente ao Pavilhão Discilplinar de onde responderá a procedimento instaurado para averiguação de possível cumplicidade. 
 

PENITENCIÁRIA "VEREADOR FREDERICO GEOMETTI" DE LAVÍNIA (PI) 
Domingo (08), no momento em que uma visitante se submetia ao procedimento de revista através do aparelho de scanner corporal, foi identificada imagem suspeita em seu "Top" (sutiã). Ao ser questionada, a mulher admitiu que trazia escondido na peça a droga sintética conhecida como M4. Sendo encaminhada a local apropriado, retirou voluntariamente da vestimenta 02 (duas) tiras de papel aparentando ser a droga relatada. Diante dos fatos, foi colhido termo de responsabilidade da visitante e o sentenciado encaminhado ao Pavilhão Disciplinar onde responderá a procedimento interno instaurado para apuração de possível cumplicidade. 


PENITENCIÁRIA "LUIS APARECIDO FERNANDES" DE LAVÍNIA (PII) 
Sábado (07), uma visitante foi flagrada tentando adentrar na unidade prisional trazendo 02 (dois) micros aparelhos celulares escondidos. Os objetos foram identificados no momento em que a mulher se submetia ao procedimento de revista corporal através do aparelho de scanner. Após a identificação da imagem suspeita, a mulher foi conduzida a local apropriado e entregou voluntariamente os objetos aos policiais penais. 

Domingo (08), outra visitante foi surpreendida em mesmo procedimento de revista corporal, tendo sido constatada imagem suspeita em seu corpo. Do mesmo modo, foi conduzida a local apropriado e retirou voluntariamente 03 (três) micros aparelhos celulares. 

Em ambos os casos, os respectivos sentenciados foram conduzidos cautelarmente ao pavilhão disciplinar, de onde responderão a procedimento administrativo para apuração de possível cumplicidade. 


PENITENCIÁRIA DE IRAPURU 
Domingo (08), por volta das 11h30, durante procedimento de revista corporal através do aparelho de scanner, policiais penais visualizaram imagem suspeita no corpo de uma visitante. Ao ser indagada, ela negou em um primeiro momento que trazia algo, porém após ser informada que seria conduzida até a unidade de saúde mais próxima para a realização de exame mais detalhado, confessou que trazia objeto ilícito escondido em suas partes íntimas. Em local reservado, entregou voluntariamente um invólucro que continha 01 (um) aparelho de telefonia celular (placa e carcaça) sem chip.  

Na mesma data, durante mesmo procedimento de revista, outra visitante foi surpreendida quando tentava adentrar na unidade prisional trazendo escondido em suas partes íntimas um invólucro que continha 02 (duas) porções: uma  de substância pastosa de cor amarela, aparentando ser o entorpecente Cocaína, e outra de cor verde, aparentando ser o entorpecente Maconha, além de papéis com aparência da droga sintética K4.  

Diante das ocorrências, os materiais apreendidos foram encaminhados à autoridade policial para providências. Do mesmo modo, a visitante que portava os entorpecentes foi conduzida à Delegacia de Polícia de Adamantina. Os sentenciados foram conduzidos preventivamente ao pavilhão disciplinar de onde responderão a procedimento aberto para levantamento de possível cumplicidade. 

PENITENCIÁRIA "ASP PAULO GUIMARÃES" DE LAVÍNIA (PIII) 
Sábado (07), por volta das 10h30, durante procedimento de revista corporal através do aparelho de scanner, uma visitante foi surpreendida quando tentava adentrar na unidade prisional portando 19 (dezenove) pedaços de papel amarelados, aparentando ser o entorpecente sintético K4, os quais estavam ocultos no short íntimo da mulher. 

Domingo (08), por volta das 10h, durante mesmo procedimento de revista corporal através do aparelho de scanner, foi visualizada imagem suspeita nas partes íntimas de outra visitante. Questionada, confirmou que trazia algo escondido e em local reservado, retirou voluntariamente da genitália um invólucro que continha 01 (um) aparelho celular. 

Também no domingo, por volta das 12h30, outra visitante foi surpreendida tentando adentrar na unidade com um invólucro inserido no ânus, o qual continha 01 (uma) folha de papel com informações de movimentações bancárias e 01 (uma) porção de substância aparentando ser o entorpecente Maconha. Após detecção da imagem suspeita, a mulher negou estar portando algo, sendo então conduzida com o apoio da Polícia Militar ao hospital de Mirandópolis, onde ficou constatada a existência do objeto após realização de exame detalhado. Após a constatação, a mulher entregou voluntariamente o objeto que foi apreendido e encaminhado à autoridade policial para as devidas providências. A visitante alegou que levou a encomenda a pedido do companheiro que cumpre pena na unidade prisional. 

Nos três casos, os sentenciados foram preventivamente encaminhados ao Pavilhão Disciplinar, de onde responderão a procedimento instaurado para averiguação de possível cumplicidade. 


*Com informações da Secretaria da Adm Penitenciária - CROESTE
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »