AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2023 às 12h06min - Atualizada em 10/01/2023 às 12h06min

CNPG criará comissão para uniformizar ações frente aos atos criminosos de invasão às sedes dos Poderes da República

Vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos representou o PGR, Augusto Aras

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução/Print/CNPG
Uma comissão de parametrização e uniformização das ações do Ministério Público brasileiro será criada pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) para reforçar a unidade da atuação em todo território nacional frente aos atos criminosos praticados em Brasília no domingo (8). A deliberação ocorreu nessa segunda-feira (9) durante reunião extraordinária conduzida pela presidente do colegiado, procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, que frisou a importância de atuação uníssona e firme em prol da defesa da democracia e da ordem jurídica. “Precisamos estabelecer diretrizes e agir em constante interlocução para alcançarmos resultados efetivos”, ressaltou.

O vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos representou o procurador-geral da República, Augusto Aras, na reunião. Na oportunidade, ele detalhou as providências adotadas desde domingo no âmbito da Procuradoria-Geral da República para assegurar o avanço das investigações de forma coordenada. Entre as medidas anunciadas estão o reforço de procuradores para atuar em auxílio à Procuradoria da República no Distrito Federal nas audiências de custódia das pessoas que foram presas no último domingo (8), reunião com coordenadores criminas e dos Gaecos no MPF, entre outras.

A reunião, realizada virtualmente, reiterou o repúdio aos atos criminosos de invasão aos prédios dos Poderes da República e ratificou o protagonismo e o compromisso do Ministério Público com a investigação dos fatos. Estavam presentes os conselheiros dos Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP), Paulo Passos e Jaime de Cássio Miranda, e de Justiça (CNJ), João Paulo Schoucair; o subprocurador-geral da República Carlos Frederico, representando o procurador-geral, Augusto Aras; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta; os procuradores-gerais de Justiça dos MPs estaduais e da União; e o secretário-executivo do CNPG, Pedro Maia.

Secretaria de Comunicação Social CNPG
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »