AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2023 às 11h28min - Atualizada em 10/01/2023 às 11h28min

Enchentes: pesquisadores desenvolvem forma de prevê-las

Um grupo de pesquisadores desenvolveu um método de analise de frequência de inundações não estacionaria para prever como elas agirão

Olhar Digital
Os efeitos das mudanças climáticas podem se tornar irreversíveis (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Os efeitos das mudanças climáticas vem a cada dia mais se intensificando e causando danos à população. Devido às mudanças, as inundações têm deixado mais pessoas vulneráveis. Portanto, um grupo de pesquisadores desenvolveu um método eficiente para prever as enchentes

O estudo publicado Journal of Hydrology e desenvolvido pela Xi’an Jiaotong-Liverpool University, China; Universidade Chung-Ang, Coréia; e a Universidade de Liverpool, Reino Unido propuseram uma forma para analisar a frequência das enchentes através de uma maneira simples e rápida.

O aumento das inundações têm sido causado principalmente pelas mudanças climáticas, o mau uso da terra e o aumento populacional, e a consequente habitação de áreas de risco. Geralmente a análise da ocorrência de enchentes é feita usando dados históricos, sem levar em consideração outros fatores.

As mudanças climáticas, a mudança de curso dos rios e cobertura vegetal do solo são fatores importantes a serem analisados para que infra estruturas sejam mais resistentes à gravidade e a frequência das inundações.

O desenvolvimento do método

Para o estudo, os pesquisadores usaram métodos de análise de frequência de inundação não estacionária. Esse método leva em consideração os fatores que alteram a frequência das enchentes e as prevê de maneira mais precisa.

No entanto, ainda não há consenso sobre as formas mais apropriadas para analisar essa frequência não estacionária. Os métodos existentes atualmente são caros e complicados para serem implementados na prática.

Por isso os pesquisadores compararam diferentes técnicas e analisaram dados históricos de inundação de 161 bacias hidrográficas do Reino Unido. Eles então descobriram que a melhor forma de analisar a frequência de inundações é usando regressão baseada em polinômio fracionário.

O polinômio desenvolvido é uma forma eficaz, fácil e prática de ser utilizada pode ser uma ferramenta adicional muito útil para ajudar hidrólogos e engenheiros. “O objetivo principal da análise não estacionária da frequência de inundações é fornecer estimativas para o projeto, construção e gerenciamento de infraestrutura relacionada à água.” aponta Mengzhu Chen, uma dos autores do artigo, em resposta a Phys.

Chen ainda completa que existe um longo caminho a ser percorrido para a utilização na prática de métodos de análise de enchentes não estacionária. Além disso, ainda é preciso uma investigação mais complexa dos fatores que influenciam a frequência de inundações.

Por Mateus Dias, editado por André Lucena
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »