AtaNews Publicidade 728x90
27/12/2022 às 23h38min - Atualizada em 27/12/2022 às 23h38min

IBGE estima que 83% da população já respondeu o Censo 2022

Agência Brasil
Foto: Divulgação
Cerca de 178 milhões de brasileiros já foram contados pelo Censo 2022, o que o IBGE estima que seja 83% da população do país. A coleta dos dados começou em agosto com previsão de ser encerrada em novembro, mas depois de enfrentar diversos problemas, como a perda de recenseadores e a recusa de resposta de parte da população, o instituto precisou estender os trabalhos que agora vão, pelo menos, até janeiro do ano que vem.

O atraso na conclusão do Censo impactou a entrega da estimativa da população brasileira, feita anualmente, a partir da última pesquisa censitária realizada. É com base nessa estimativa que a União divide as verbas do Fundo de Participação dos Municípios, já que a fatia de cada cidade corresponde a quantidade de habitantes. O IBGE encaminhará os dados ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira, mas há duas opções possíveis, segundo o diretor de pesquisas do IBGE Cimar Azeredo.

Em 4.163 municípios brasileiros, mais de 99% da população já foi recenseada. Isso representa quase 75% de todas as cidades do Brasil. E em outros 19% dos municípios a cobertura está entre 90 e 98%. Na outra ponta, há 9 cidades no Brasil em que a pesquisa não foi concluída nem em metade dos domicílios, mas o IBGE não divulgou quais lugares são esses.

No entanto, de acordo com o Cimar Azeredo, os maiores desafios são cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Cerca de 60 mil recenseadores continuam nas ruas e ainda há vagas para trabalhar nos locais com dificuldade para concluir a coleta.G

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »