AtaNews Publicidade 728x90
07/11/2022 às 13h15min - Atualizada em 07/11/2022 às 13h15min

Carro alugado a longo prazo: compensa ou não?

O momento da troca de carro faz com que as pessoas fiquem com muitas dúvidas. Mas quando falamos em alugar, será que vale a pena optar por um carro alugado a longo prazo?

Jeniffer Elaina
Imagem: Pixabay
Se formos colocar em um papel todos os gastos que temos anualmente e até mensalmente quando compramos um carro, passa pela cabeça buscar formas alternativas para minimizar o custo, não é mesmo? Uma delas é optar pelo aluguel a longo prazo, mas será que vale a pena? Falaremos sobre isso neste artigo.

Com a elevação nos valores de veículos tanto usados quanto novos, algumas empresas têm oferecido o serviço de locação com o pagamento mensal já com algumas despesas inclusas.

Segundo uma pesquisa realizada pela ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), nos primeiros três meses de 2022, houve um aumento de mais de 12% na locação de veículos no Brasil.

Por conta disso, falaremos mais sobre as vantagens e desvantagens de contratar um aluguel de carro a longo prazo.

Detalhes de como funciona o aluguel de carro a longo prazo

Este conceito de aluguel de carro a longo prazo tem crescido muito no Brasil, tanto que diversas montadoras já estão oferecendo o serviço como, por exemplo, Caoa Chery, Fiat, Audi, Ford, Renault, Jeep, Volkswagen, Renault e Toyota.

As empresas que oferecem o aluguel de carro a longo prazo têm disponível para os seus clientes planos específicos para cada tipo de veículo com prazos que serão determinados no momento da locação. O prazo que mais é utilizado pelas empresas é de até 3 anos.

Depois que você escolheu o carro desejado, serão calculados os custos do automóvel (manutenção, impostos e outros valores burocráticos).

Mais quais são as vantagens deste tipo de serviço?

Como todo negócio, ele tem itens que fazem com que o serviço seja vantajoso para a pessoa que contrata. São eles:
  • O custo que você irá gastar para ter este tipo de serviço será bem menor do que realizar uma compra;
  • Os valores gastos com manutenção e taxas, principalmente, no momento de compra de um veículo zero Km também não acontecerão;
  • Impostos que são cobrados todos os anos como IPVA e licenciamento também não será cobrado, já que são de responsabilidade da corretora;
  • Como existem apenas veículos novos nesta opção, a pessoa sempre terá um carro 0km a cada final de contrato. Por conta disso, o cliente poderá ter uma maior flexibilidade na escolha.
  • Outra vantagem é que você não "perde" dinheiro ao pegar o carro na concessionária, diferente do que acontece quando compramos um veículo que já desvaloriza no momento que sair na rua.
Uma pergunta que ainda pode ter ficado é sobre o custo de seguro do carro, né? Que é mais um custo que os donos de veículos têm todos os anos e, principalmente, nas grandes cidades não dá para andar sem esta proteção.

No aluguel de carro a longo prazo a locadora é a responsável pelo pagamento do seguro, mas se acontecer um sinistro, a franquia do seguro do carro alugado é por conta da pessoa que alugou o automóvel, respeitando também as regras de quem foi o culpado pelo acidente.

Mas é preciso ficar bem atento nos detalhes da cobertura do seguro auto no momento da contratação do aluguel. Geralmente, as coberturas podem ser bem variadas, mas a maioria cobre contra acidente, furto e roubo.

Deixe em um lugar de fácil acesso, o documento do carro e todos os detalhes de como acionar o seguro, caso seja necessário. Se precisar, entre em contato com a locadora para tirar dúvidas.

E quais são as desvantagens de aluguel de carro a longo prazo?

Não dá apenas para pensar nos pontos positivos quando vamos fechar um negócio. Por isso, fique atento nos próximos detalhes.
  • Esta nem sempre é a opção mais barata e, se você tiver o dinheiro para pagamento à vista, comprar pode ser uma melhor opção;
  • O carro não é seu, então, não poderá deixar do seu jeito;
  • A quilometragem limitada por ser um empecilho, principalmente, se você usa muito o carro;
  • Não pode ser utilizado como ferramenta de trabalho, no caso de motoristas de aplicativos;
Agora que você já viu as vantagens e desvantagens, conte para gente nos comentários se você acha que vale a pena contratar este serviço?
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »