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04/10/2022 às 22h44min - Atualizada em 04/10/2022 às 22h44min

Descobrindo e realizando propósitos por meio do serviço voluntário

CanalTech
Foto: Gettyimages
Atividades voluntárias tem o poder de despertar o que tem de melhor em nós, além disso, é também um papel de cidadania em que você pode ser parte da transformação social.

Trabalhar de forma voluntária é não só compartilhar algo que você sabe fazer, mas também é doar o seu tempo, se abrir para troca — ampliando sua leitura do mundo e do outro, e sobretudo, ter engajamento em algo que te movimenta e em que você acredita.

Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, 56% da população adulta diz realizar ou já ter realizado alguma atividade voluntária na vida. Em 2011, esse número representava 25% da população e, em 2001, apenas 18%. No momento em que a pesquisa foi realizada, 34% dos entrevistados eram voluntários ativos, ou seja, aproximadamente 57 milhões de brasileiros comprometidos com atividades voluntárias.

Para defender uma cultura de coletividade nas instituições, é preciso pensar sobre os programas de voluntariado propostos pelas empresas ou com a participação delas, ao que chamamos de voluntariado empresarial ou corporativo. O que o difere do voluntariado convencional são as ações que incentivam os colaboradores e os stakeholders a se envolver com propósitos de caráter social e/ou ambiental.

Fica evidente que uma vez aplicadas ações de voluntariado, todos os envolvidos ganham: os colaboradores, a empresa e principalmente a comunidade, e em muitos casos, todo ecossistema.  Com boas práticas de dedicação ao serviço voluntário, tanto a empresa quanto os colaboradores podem descobrir seu próprio caminho.

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