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31/08/2022 às 14h56min - Atualizada em 31/08/2022 às 14h56min

Qual é a diferença entre propaganda, publicidade e marketing?

As movimentações de mercado têm exigido que as empresas estejam cada dia mais preparadas para lidar com a demanda e driblar a concorrência. Ainda assim, muitos empresários sentem dificuldade em estabelecer a propaganda, publicidade e marketing

Imagem/Divulgação
Previamente ao entendimento dos conceitos de recursos essenciais para as empresas, deve-se compreender a importância que estes possuem aos negócios e, principalmente, para as etapas de venda.

Além de todo o repertório de abordagem e definição das etapas de negociação para promover o fechamento, é essencial que os times de venda tenham um recurso adicional para captar clientes em potencial.

Ao mesmo tempo, é importante validar que as vendas não acontecem de forma linear, isto é, não necessariamente a abordagem é suficiente para converter a demanda de aluguel de martelete, sendo crucial o uso de métodos adicionais.

Porquanto, o marketing e publicidade e propaganda são duas áreas que conferem uma série de estratégias e ações visando agregar ao fluxo de trabalho dos vendedores e demais profissionais da área de negócios.

Importância do marketing para os negócios

Para aprofundar o entendimento da importância do marketing no mundo dos negócios, é válido compreender o processo de vendas, seja de produtos ou de serviços.

Uma empresa local focada na comercialização de tapete de yoga personalizado indica que o desenvolvimento de multicanais para a captura de clientes em potencial aumenta as oportunidades de crescimento de um negócio.

Se antes o papel dos vendedores consistia em abordagens, formações de preço e negociações, atualmente estes possuem as mesmas responsabilidades. O que muda é o senso de urgência nos dias atuais.

As movimentações do mercado e da economia têm requerido cada vez mais estratégias por parte das empresas, principalmente com o cenário da aceleração digital.

Logo, o papel do departamento de marketing é otimizar o fluxo de trabalho de vendedores atuando diretamente na captura de clientes em potencial, delegando aos vendedores a função de negociar e posteriormente converter.

O que é marketing, publicidade e propaganda?

A segmentação de atividades é uma tendência em alta desde a revolução industrial, isso porque os especialistas no gerenciamento de processos notaram o quão relevante é tal ação para o aumento da produtividade.

Em outras palavras, isso quer dizer que do mesmo modo que a produção de forro de isopor decorado para teto foi incrementada com novos colaboradores e maquinários envolvidos nas etapas, deve-se aplicar para o trabalho corporativo.

Ao analisar o dia a dia dos vendedores, pode-se notar que o cotidiano destes é repleto de tarefas, como:
  • Ligações telefônicas;
  • E-mails;
  • Reuniões online e presenciais;
  • Negociações.
Essas são algumas das etapas vistas com frequência no fluxo de trabalho de vendedores no geral. No entanto, é crucial destacar que segmentos em específico podem ter demandas adicionais no chamado funil de vendas.

Por serem áreas desenvolvidas para otimizar os negócios, o marketing, publicidade e propaganda constituem-se como forças para chamar a atenção do público, sendo necessárias técnicas para isso.

Em adição, os ramos são complementares e isso leva a confusão conceitual por muitas pessoas, inclusive, por gestores e empresários que podem acabar implementando um método de modo inadequado.

Logo, se o intuito é elaborar um plano de ação que efetivamente consiga alavancar as taxas de conversão, o entendimento dos conceitos se faz indispensável.

Definição de marketing

O marketing consiste em um conjunto de ações estratégicas tomadas por uma empresa, ou marca, com a finalidade de atrair a atenção de clientes em potencial e ainda reter o engajamento de clientes já fidelizados em carteira.

No Brasil, o marketing vem recebendo notoriedade nos últimos anos, embora sua criação propriamente dita tenha se dado por volta dos anos 1950, paralelamente à consolidação dos mercados nacionais e internacionais.

Ainda assim, muitos empresários possuem certa resistência para adotar um plano de ação estratégico focado no marketing. Tal fato acontece devido a um entendimento errôneo de que o recurso é somente para o uso em multinacionais.

As estratégias de marketing podem ser adequadas a diferentes frentes de atuação, incluindo consultorias e despachantes que disponibilizam o serviço de regularização GNV. Para isso, é necessário a consolidação dos 4 Ps, ou quatro pilares.

1. Produto

O primeiro pilar trata diretamente do produto que será oferecido ao público-alvo, o qual deve ser desenvolvido para atender as demandas dos clientes.
Isso significa que as organizações devem identificar as particularidades envolvidas no perfil e comportamento dos clientes em potencial para quaisquer produtos ou serviços oferecidos ao público, como a coifa industrial ilha.

Para o melhor desenvolvimento de soluções, isto é, para garantir que a solução oferecida consiga efetivamente gerar sinergia com o público-alvo, é indispensável a realização de pesquisas, estudos de mercado e de viabilidade.

Com isso, a recomendação é que o primeiro pilar da área de marketing seja desenvolvido em conjunto com profissionais qualificados, sendo válida ainda a contratação de consultorias e agências em marketing.

2. Preço

O preço trata diretamente do valor que uma solução possui e o quanto os clientes em potencial estão dispostos a pagar por ela.

Ao analisar a missão, visão e valores, bem como a cultura organizacional de empresas no geral, pode-se afirmar que o intuito é promover o lucro. A afirmação se aplica tanto para multinacionais, quanto para auto escolas que oferecem reabilitação de CNH.

Neste sentido, para que haja o lucro efetivo naquilo que está sendo ofertado ao público, além da realização de um estudo de viabilidade, o pilar de preço prevê a geração de vantagens comparativas e competitivas.

3. Praça

A praça é o pilar que condiz com os veículos de comunicação, ou melhor, onde os clientes em potencial podem encontrar a solução que está sendo apresentada.

Com o avanço da Internet no mundo dos negócios, é importante validar que os meios de comunicação devem ser plurais, ou seja, as empresas podem investir nos diferentes canais de comunicação para encontrar o público-alvo.

Vislumbrando trabalhar na assertividade, a recomendação é que o pilar em pauta seja elaborado de acordo com dados obtidos sobre o perfil e comportamento dos clientes ideais, resultando, assim, no aumento das taxas de conversão.

4. Promoção

O pilar da promoção, apesar do nome, não está correlacionado com a concessão de descontos para os clientes de elástico roliço fino, ainda que isso também esteja contemplado nas estratégias de marketing.

O pilar em questão engloba a atuação de outras modalidades como a publicidade e propaganda, tendo em vista que aponta para o ganho de visibilidade de um produto ou marca diante do mercado.

Definição de publicidade e propaganda

A publicidade é um complemento do pilar da promoção, pois sua atuação se dá com a consolidação de uma série de ações para promover a visibilidade de uma marca ou empresa perante o mercado e ao público-alvo.

Por intermédio da elaboração de um plano de ação estratégico de marketing, e com a identificação de dados como o perfil, comportamento, linguagem adequada e os meios de comunicação ideais, são esquematizadas as ações de publicidade.

São os atos de publicidade que estabelecem medidas como a presença nas redes sociais, elaboração de conteúdos, presença em eventos e demais ações para fomentar a intenção de consumo e compra de persianas sob medida.

Pode-se concluir, então, que a publicidade é um conjunto de atos para viabilizar e validar o pilar de promoção previsto nas estratégias de marketing.

A propaganda é o meio que desenvolve o encontro de clientes em potencial para aquilo que está sendo oferecido, seja um produto ou um serviço.

Neste sentido, são consideradas ações de propaganda a elaboração de anúncios, panfletagens, montagens de stands para degustação em eventos e meios de compra, e até mesmo comerciais com televisão e jornais.

Já a propaganda é a etapa focada no ganho de assertividade, tanto para as estratégias e pilares do marketing, quanto para a área de vendas.

Sendo assim, deve-se considerar a etapa de propagandas como a responsável pela criação de uma ponte entre o público-alvo e a marca, com o foco principalmente comercial.

Saiba como utilizar cada um destes recursos

O uso das estratégias de marketing, publicidade e propaganda pode acontecer simultaneamente, exigindo somente a criação de um planejamento para que os resultados encontrados sejam satisfatórios.

O marketing aponta diretamente para a elaboração de estratégias, já as etapas de publicidade e propaganda exemplificam as ações propriamente ditas daquilo que foi previamente planejado.

Contudo, deve-se considerar que os recursos são como forças complementares apesar da sua diferença conceitual.

Considerações finais

O mundo dos negócios vem se tornando mais desafiador, exigindo que as empresas contem com um respaldo estratégico elaborado com antecedência. Do mesmo modo, é esperado que as ações sejam assertivas.

Contudo, pode-se compreender que os conceitos de marketing, publicidade e propaganda são momentos diferentes de um plano de ação, mas são complementares e essenciais para o sucesso empresarial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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