Imagem/Divulgação Previamente ao entendimento dos conceitos de recursos essenciais para as empresas, deve-se compreender a importância que estes possuem aos negócios e, principalmente, para as etapas de venda.
Além de todo o repertório de abordagem e definição das etapas de negociação para promover o fechamento, é essencial que os times de venda tenham um recurso adicional para captar clientes em potencial.
Ao mesmo tempo, é importante validar que as vendas não acontecem de forma linear, isto é, não necessariamente a abordagem é suficiente para converter a demanda de
aluguel de martelete, sendo crucial o uso de métodos adicionais.
Porquanto, o marketing e publicidade e propaganda são duas áreas que conferem uma série de estratégias e ações visando agregar ao fluxo de trabalho dos vendedores e demais profissionais da área de negócios.
Importância do marketing para os negócios
Para aprofundar o entendimento da importância do marketing no mundo dos negócios, é válido compreender o processo de vendas, seja de produtos ou de serviços.
Uma empresa local focada na comercialização de
tapete de yoga personalizado indica que o desenvolvimento de multicanais para a captura de clientes em potencial aumenta as oportunidades de crescimento de um negócio.
Se antes o papel dos vendedores consistia em abordagens, formações de preço e negociações, atualmente estes possuem as mesmas responsabilidades. O que muda é o senso de urgência nos dias atuais.
As movimentações do mercado e da economia têm requerido cada vez mais estratégias por parte das empresas, principalmente com o cenário da aceleração digital.
Logo, o papel do departamento de marketing é otimizar o fluxo de trabalho de vendedores atuando diretamente na captura de clientes em potencial, delegando aos vendedores a função de negociar e posteriormente converter.
O que é marketing, publicidade e propaganda?
A segmentação de atividades é uma tendência em alta desde a revolução industrial, isso porque os especialistas no gerenciamento de processos notaram o quão relevante é tal ação para o aumento da produtividade.
Em outras palavras, isso quer dizer que do mesmo modo que a produção de
forro de isopor decorado para teto foi incrementada com novos colaboradores e maquinários envolvidos nas etapas, deve-se aplicar para o trabalho corporativo.
Ao analisar o dia a dia dos vendedores, pode-se notar que o cotidiano destes é repleto de tarefas, como:
- Ligações telefônicas;
- E-mails;
- Reuniões online e presenciais;
- Negociações.
Essas são algumas das etapas vistas com frequência no fluxo de trabalho de vendedores no geral. No entanto, é crucial destacar que segmentos em específico podem ter demandas adicionais no chamado funil de vendas.
Por serem áreas desenvolvidas para otimizar os negócios, o marketing, publicidade e propaganda constituem-se como forças para chamar a atenção do público, sendo necessárias técnicas para isso.
Em adição, os ramos são complementares e isso leva a confusão conceitual por muitas pessoas, inclusive, por gestores e empresários que podem acabar implementando um método de modo inadequado.
Logo, se o intuito é elaborar um plano de ação que efetivamente consiga alavancar as taxas de conversão, o entendimento dos conceitos se faz indispensável.
Definição de marketing
O marketing consiste em um conjunto de ações estratégicas tomadas por uma empresa, ou marca, com a finalidade de atrair a atenção de clientes em potencial e ainda reter o engajamento de clientes já fidelizados em carteira.
No Brasil, o marketing vem recebendo notoriedade nos últimos anos, embora sua criação propriamente dita tenha se dado por volta dos anos 1950, paralelamente à consolidação dos mercados nacionais e internacionais.
Ainda assim, muitos empresários possuem certa resistência para adotar um plano de ação estratégico focado no marketing. Tal fato acontece devido a um entendimento errôneo de que o recurso é somente para o uso em multinacionais.
As estratégias de marketing podem ser adequadas a diferentes frentes de atuação, incluindo consultorias e despachantes que disponibilizam o serviço de
regularização GNV. Para isso, é necessário a consolidação dos 4 Ps, ou quatro pilares.
1. Produto
O primeiro pilar trata diretamente do produto que será oferecido ao público-alvo, o qual deve ser desenvolvido para atender as demandas dos clientes.
Isso significa que as organizações devem identificar as particularidades envolvidas no perfil e comportamento dos clientes em potencial para quaisquer produtos ou serviços oferecidos ao público, como a
coifa industrial ilha.
Para o melhor desenvolvimento de soluções, isto é, para garantir que a solução oferecida consiga efetivamente gerar sinergia com o público-alvo, é indispensável a realização de pesquisas, estudos de mercado e de viabilidade.
Com isso, a recomendação é que o primeiro pilar da área de marketing seja desenvolvido em conjunto com profissionais qualificados, sendo válida ainda a contratação de consultorias e agências em marketing.
2. Preço
O preço trata diretamente do valor que uma solução possui e o quanto os clientes em potencial estão dispostos a pagar por ela.
Ao analisar a missão, visão e valores, bem como a cultura organizacional de empresas no geral, pode-se afirmar que o intuito é promover o lucro. A afirmação se aplica tanto para multinacionais, quanto para auto escolas que oferecem
reabilitação de CNH.
Neste sentido, para que haja o lucro efetivo naquilo que está sendo ofertado ao público, além da realização de um estudo de viabilidade, o pilar de preço prevê a geração de vantagens comparativas e competitivas.
3. Praça
A praça é o pilar que condiz com os veículos de comunicação, ou melhor, onde os clientes em potencial podem encontrar a solução que está sendo apresentada.
Com o avanço da Internet no mundo dos negócios, é importante validar que os meios de comunicação devem ser plurais, ou seja, as empresas podem investir nos diferentes canais de comunicação para encontrar o público-alvo.
Vislumbrando trabalhar na assertividade, a recomendação é que o pilar em pauta seja elaborado de acordo com dados obtidos sobre o perfil e comportamento dos clientes ideais, resultando, assim, no aumento das taxas de conversão.
4. Promoção
O pilar da promoção, apesar do nome, não está correlacionado com a concessão de descontos para os clientes de
elástico roliço fino, ainda que isso também esteja contemplado nas estratégias de marketing.
O pilar em questão engloba a atuação de outras modalidades como a publicidade e propaganda, tendo em vista que aponta para o ganho de visibilidade de um produto ou marca diante do mercado.
Definição de publicidade e propaganda
A publicidade é um complemento do pilar da promoção, pois sua atuação se dá com a consolidação de uma série de ações para promover a visibilidade de uma marca ou empresa perante o mercado e ao público-alvo.
Por intermédio da elaboração de um plano de ação estratégico de marketing, e com a identificação de dados como o perfil, comportamento, linguagem adequada e os meios de comunicação ideais, são esquematizadas as ações de publicidade.
São os atos de publicidade que estabelecem medidas como a presença nas redes sociais, elaboração de conteúdos, presença em eventos e demais ações para fomentar a intenção de consumo e compra de
persianas sob medida.
Pode-se concluir, então, que a publicidade é um conjunto de atos para viabilizar e validar o pilar de promoção previsto nas estratégias de marketing.
A propaganda é o meio que desenvolve o encontro de clientes em potencial para aquilo que está sendo oferecido, seja um produto ou um serviço.
Neste sentido, são consideradas ações de propaganda a elaboração de anúncios, panfletagens, montagens de stands para degustação em eventos e meios de compra, e até mesmo comerciais com televisão e jornais.
Já a propaganda é a etapa focada no ganho de assertividade, tanto para as estratégias e pilares do marketing, quanto para a área de vendas.
Sendo assim, deve-se considerar a etapa de propagandas como a responsável pela criação de uma ponte entre o público-alvo e a marca, com o foco principalmente comercial.
Saiba como utilizar cada um destes recursos
O uso das estratégias de marketing, publicidade e propaganda pode acontecer simultaneamente, exigindo somente a criação de um planejamento para que os resultados encontrados sejam satisfatórios.
O marketing aponta diretamente para a elaboração de estratégias, já as etapas de publicidade e propaganda exemplificam as ações propriamente ditas daquilo que foi previamente planejado.
Contudo, deve-se considerar que os recursos são como forças complementares apesar da sua diferença conceitual.
Considerações finais
O mundo dos negócios vem se tornando mais desafiador, exigindo que as empresas contem com um respaldo estratégico elaborado com antecedência. Do mesmo modo, é esperado que as ações sejam assertivas.
Contudo, pode-se compreender que os conceitos de marketing, publicidade e propaganda são momentos diferentes de um plano de ação, mas são complementares e essenciais para o sucesso empresarial.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.