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31/08/2022 às 12h35min - Atualizada em 31/08/2022 às 12h35min

Social Commerce: 3 vantagens para seu negócio

O Social Commerce é uma estratégia que se expandiu e tem se mostrado como uma das opções mais revolucionárias do mercado, principalmente para os varejistas.

Imagem/Divulgação
Atualmente, é uma das maiores tendências e em alguns países, como a China, registra bilhões em faturamentos, de acordo com levantamentos realizados pelo eMarketer.

Em 2019, pouca gente procurava saber o que era e qual é a importância do social commerce, mas a partir de 2020, muita coisa mudou e os consumidores também sentiram os impactos dessas mudanças.

As preferências mudaram muito e diante da popularização das vendas pela internet, o social commerce começou a crescer. Atualmente, ele é muito importante para as plataformas e-commerce.

Mas, a tendência é que isso continue mudando, por meio de um movimento que vai fazer com que os varejos digitais adotem estratégias cada vez mais omnichannel e todos os comércios eletrônicos precisam estar preparados para a mudança.

Os empreendedores precisam estar por dentro desse conceito e com isso implementar as alterações necessárias em seu negócio.
Neste artigo, vamos explicar o conceito de social commerce, falar um pouco sobre seu funcionamento e as vantagens que ele pode trazer.

O que é social commerce

Social commerce nada mais é do que uma estratégia de comercialização online com foco nas redes sociais e outras plataformas de mídia, tais como:
  • WhatsApp;
  • Facebook;
  • Messenger;
  • Instagram.
Todos os aplicativos cuja função é a troca de mensagens são trabalhados nessa prática. Com isso, ao invés de enviar o consumidor para outra plataforma fora da rede social, ele pode concretizar a compra diretamente por ela.

Isso serve para qualquer tipo de empresa, desde uma loja de roupas até uma autoescola especializada em CNH especial para moto. Essa transformação está mudando a dinâmica do comércio eletrônico há mais de uma década.

Isso porque se trata de uma mudança nas diretrizes relacionadas à experiência de compra do consumidor. Dentro dessa prática, a busca por um produto na internet, a navegação pelo site e a finalização da compra acontece nas redes sociais.

Como funciona o social commerce?

Para entender de maneira precisa o conceito de social commerce, é necessário olhar para a loja e para o cliente. Dentro das lojas, tudo começa pela integração delas com as redes sociais.

Esse processo pode acontecer de várias maneiras diferentes. Por exemplo, por meio do WhatsApp, é possível enviar um catálogo de produtos dentro da conversa com o cliente, uma vez que ele pode fazer os pagamentos pela plataforma.

O Facebook, por sua vez, possui uma dinâmica própria, por meio da integração de um catálogo, possibilidade de avaliação da loja e seus produtos, facilidade no compartilhamento e a centralização do contato pelo Messenger.

Um fabricante de chapa expandida aço inox pode usar o Instagram, tendo como foco os conteúdos de vídeo e imagem.

Da mesma forma, é possível explorar essas redes de muitas maneiras, só que é fundamental que a loja trabalhe em cima de 5 princípios básicos.

O primeiro deles é a otimização, pois por meio de dados aprofundados, é fundamental buscar otimizar as redes. Aqui entra a experiência do cliente (UX design), velocidade no carregamento da página, inteligência do texto e imagens verticais.

Também é fundamental criar conteúdo compartilhável para a persona, de modo a agregar valor para o dia a dia dessas pessoas, além de incentivar o compartilhamento com outros indivíduos de seu convívio social.

Outro princípio que precisa ser trabalhado é a geração de awareness, tendo em vista que as pessoas não acessam as redes sociais com a intenção de comprar alguma coisa.

A marca precisa ter muita prudência e realizar alguns testes para equilibrar a oferta de produtos e o tom dos conteúdos, caso contrário, pode prejudicar sua própria imagem. É assim que ela vai impactar os consumidores certos e na hora mais adequada.

É necessário criar coleções, aproveitando-se dos dados e da segmentação que essas plataformas oferecem. As criações reúnem produtos similares, que geralmente estão relacionados a eventos sazonais e podem potencializar as receitas.

Uma loja especializada em forro de drywall tabicado deve, por fim, utilizar métricas para analisar seu desempenho, o nível de profundidade com os clientes e o sucesso de suas estratégias de vendas.

Do ponto de vista do consumidor, o funcionamento do social commerce é um pouco mais simples. Para ele, esse processo nada mais é do que facilitar o consumo de produtos e serviços.

Enquanto está navegando pelas redes sociais, pode perceber um produto e com alguns cliques, ler sua descrição, assiste vídeos sobre ele e confere algumas reviews.

Se quiser comprar, só precisa clicar no botão, informar os dados de pagamento e fazer a aquisição. Ele não precisa sair da rede social para comprar, por exemplo, gesso em pó secagem lenta 40kg.

O social commerce é uma excelente ferramenta que empodera os clientes, por meio de uma experiência de compra ininterrupta.

Vantagens do social commerce

Diante da aceleração digital e da necessidade de implementar um atendimento mais humanizado, as empresas perceberam a importância de conversar com seus clientes, por meio de plataformas como as redes sociais.

O consumidor pode falar com o atendente para reclamar de um produto, tirar dúvidas ou até mesmo comprá-lo, sem precisar sair da plataforma.
A maior vantagem é que tudo isso acontece de maneira orgânica, uma vez que as pessoas acessam as redes sociais por puro entretenimento. Entre uma postagem e outra, simplesmente podem se interessar por uma solução.

É justamente isso que faz do social commerce um mercado com enorme potencial para ser explorado. Mas, uma empresa de reteste de cilindro de GNV pode ter acesso a muitas outras vantagens, como:

1.Possibilidade de melhorias contínuas

Uma coisa que os usuários costumam fazer nas redes sociais é falar tudo o que pensam, principalmente no Facebook, expondo suas opiniões livremente, tanto para elogiar quanto para criticar.

Obviamente, os elogios são ótimos para uma empresa, mas as críticas podem ser ainda mais construtivas se forem interpretadas corretamente e transformadas em melhorias reais.

Agora, se as críticas são constantes a determinado produto ou serviço, a empresa precisa traçar uma meta para aperfeiçoar sua solução.

Outro benefício de um feedback negativo é poder trabalhar os argumentos para responder os consumidores. É muito mais fácil responder a um elogio, mas as críticas requerem uma análise detalhada e um esforço maior por parte da empresa.

Se a resposta for bem elaborada, ficará na memória do consumidor e dará a ele um motivo para comprar ou se manter fiel à organização.

2.Promove o diálogo

Se uma pessoa precisa contratar serviço de envelopamento automotivo, não quer apenas fazer a contratação, pois o consumidor moderno está cada vez mais exigente em relação ao tratamento recebido pelos vendedores.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Mckinsey, 70% das experiências de compra são influenciadas pelo modo como o cliente é tratado. Em outras palavras, se quiser conquistar o consumidor, precisa conversar com ele.

Por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem, é possível estabelecer um relacionamento verdadeiro com as pessoas, principalmente se esses canais forem comparados com outros, como no caso do site.

Seu negócio pode conversar com o cliente, independentemente de onde ele estiver. Mas para que a comunicação entre uma empresa de solapas para imprimir e os consumidores seja realmente proveitosa, é necessário se atentar a alguns fatores.

Veja de que maneira os vendedores e atendentes se comunicam com os clientes, principalmente por meio de aplicativos como o WhatsApp. É fundamental que a conversa seja fluida e utilize uma linguagem mais coloquial, sem perder a gentileza.

3.Vitrines virtuais para as lojas

As redes sociais reúnem todos os recursos necessários para encantar os clientes e chamar a atenção das pessoas para os produtos e serviços. Podemos usar como exemplo as fotos, vídeos e textos atrativos.

Outros recursos que estão atraindo as pessoas são as live commerces, que nada mais é do que uma transmissão ao vivo onde a empresa mostra seus produtos e os clientes podem interagir em tempo real, fazendo perguntas e comprando.

Essa prática surgiu como uma alternativa para o e-commerce tradicional, tendo como propósito aumentar a interação direta entre as marcas e os consumidores, para que eles possam esclarecer suas dúvidas e as empresas aumentarem as conversões.

Considerações finais

Portanto, as empresas, como uma floricultura especializada em muda de grama batatais, devem se adaptar às novas demandas que partem dos consumidores, caso contrário, correm o risco de cair no ostracismo.

Valorizar a experiência de compra é cada vez mais importante, e nada melhor do que possibilitar que as pessoas comprem seus produtos e serviços nas mesmas plataformas em que se encontram, como no caso das redes sociais.


O social commerce é a estratégia responsável por esse processo e traz muitas vantagens para os negócios que utilizam.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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