AtaNews Publicidade 728x90
22/06/2022 às 12h18min - Atualizada em 22/06/2022 às 12h18min

Palestra propõe reflexão sobre entorpecentes na vida de mulheres

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
A palestra “Drogadição e a Vida Feminina” realizada nesta terça-feira (21) deu sequência à agenda de apresentações temáticas preparada para refletir sobre a Semana de Combate ao Uso de Drogas. O evento é promovido entre os dias 20 e 24 de junho pelo Conselho Municipal Antidrogas (Comad) em parceria com a Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran” de Araçatuba.

Autora da apresentação, a psicóloga Samara de Almeida Souza Vieira iniciou a palestra relacionando as sete características de comportamento comuns entre homens e mulheres para definir o quadro de dependência de drogas: compulsão pelo consumo, tolerância, abstinência e abandono da rotina produtiva e afetiva para consumir o entorpecente são alguns dos exemplos.

A suscetibilidade das pessoas a substâncias entorpecentes, independentemente de gênero, classe socioeconômica, etnia e formação cultural, e as características da drogadição para homens e mulheres também foram ressaltados pela palestrante.

Ao se referir mais especificamente sobre a influência das drogas na vida do público feminino, a psicóloga destacou que a dependência pode levar mulheres a condições degradantes e destrutivas, expondo-as a casos de prostituição, violência e infecções sexualmente transmissíveis.

Samara Vieira apontou ainda a dificuldade das mulheres em acessar formas de tratamento de saúde público e particular, uma vez que os centros terapêuticos de recuperação especializado são poucos, o que as coloca numa situação de marginalização e reabilitação insuficiente e tardia.

Ex-dependente química, Gláucia Cristina Rodrigues sucedeu a palestrante no evento. Ela relatou experiências pessoais com maconha ainda na adolescência, como forma de ser aceita no grupo do qual queria participar, e posteriormente com a cocaína, já na fase adulta.

Ao relembrar da incursão nas drogas, emocionada, Gláucia afirmou que o tripé espiritualidade-família-autodeterminação foi primordial para superar a doença e se manter “limpa” por quatro anos e sete meses.

SERVIÇO

As palestras estão sendo transmitidas ao vivo pela TV Câmara (no canal 6 da Net) e pelos canais do Poder Legislativo no Youtube e Facebook, disponíveis neste site.

Confira a agenda das próximas apresentações:

Dia 22 – 15h

Tema: “Plano de prevenção a recaídas”

Palestrante: conselheiro terapêutico em dependência química Leandro Martins Cazerta

Dia 23 – 15h

Tema: “Relacionamentos familiares”

 Palestrante: constelador sistêmico familiar Igor Hideki Yajima

Dia 24 – 15h

Tema: “A libertação através do sagrado”

Palestrante: agente da Pastoral da Sobriedade e presidente do Comad, Luiz Paulo Barbosa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »