AtaNews Publicidade 728x90
17/05/2022 às 20h44min - Atualizada em 17/05/2022 às 20h44min

Prefeitura de Birigui abre alojamento provisório para proteger população de rua do frio intenso

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria de Assistência Social de Birigui abre nesta terça-feira (17/05), a partir das 18h30, o alojamento de inverno provisório para abrigar pessoas em situação de rua durante o período de frio intenso. A medida foi adotada depois que a Defesa Civil emitiu alerta para o frio previsto na cidade nos próximos dias.

O alojamento fica na avenida João Cernach, com entrada pela lateral do Fundo Social de Solidariedade, no bairro Vila Xavier. Serão oferecidos cama individual com colchão para as pessoas pernoitarem, kit de higiene, cobertores e alimentos. Um espaço para os pets também foi preparado.

“Ano passado abrimos um alojamento e tivemos uma boa adesão dos moradores de rua. Eles conhecem as leis e sabem que têm o direito de ir e vir, por isso, alguns são resistentes e não aceitam nossa ajuda. Mas novamente queremos ajudá-los neste inverno e todos serão muito bem-vindos”, disse a secretária de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

ESTRUTURA

De acordo com a assistente social da gestão de proteção social, Michele de Souza Siqueira, foram preparados 20 leitos, sendo 16 para o público masculino e quatro para o feminino. “Durante o inverno, todas as vezes que forem emitidas notas de alerta para frio intenso pela Defesa Civil Estadual, vamos abrir o alojamento”, destacou.

Ao chegar no alojamento o cidadão será acolhido por dois funcionários da Assistência Social, que passarão as regras de convivência no espaço. Após fazerem a higiene pessoal, vão receber o jantar às 20h. Antes de deixar o alojamento, no dia seguinte, também poderão tomar o café da manhã. A segurança do espaço será feita pela Guarda Civil Municipal.

O trabalho de sensibilização para as pessoas em situação de rua irem para o abrigo vem sendo feito pela equipe do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), desde que foi anunciada a previsão da forte frente fria. Quem recusa o acolhimento recebeu cobertores.

CENTRO POP

A Secretaria de Assistência Social conta com equipe técnica que realiza abordagem social para encaminhar os moradores de rua para os serviços da rede de proteção assistencial do município, como o Centro POP, que atende na de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Roberto Clark, 236.

No local as pessoas recebem café da manhã e almoço e podem fazer higiene pessoal e lavar roupas, tudo gratuitamente. O Centro POP auxilia ainda na retirada de documentos pessoais, oferece atividades individuais e cursos profissionalizantes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »