31/03/2022 às 14h35min - Atualizada em 31/03/2022 às 14h35min
Retomada das ações na área da saúde municipal é discutida na Câmara
Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso A Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, em parceria com a presidência da Casa, promoveu uma reunião no Plenário da Câmara nesta quinta-feira (31) para debater a retomada de atendimentos e cirurgias no sistema público de saúde municipal diante da melhoria dos índices da pandemia de Covid-19. O encontro contou com a participação de vereadores da Casa, de representantes da secretaria municipal de Saúde e da Santa Casa de Araçatuba.
“Julgamos necessário fazer uma reunião com todos os órgãos competentes diante dos avanços verificados no enfrentamento à pandemia”, destacou o vereador Arnaldinho (Cidadania), que preside a Comissão de Saúde da Câmara. O grupo ainda é integrado pela vereadora Cristina Munhoz (PSL) – vice-presidente e o vereador Gilberto Batata Mantovani (PL) – membro.
Durante a fase de perguntas, a vereadora Cristina Munhoz trouxe para o debate as dificuldades enfrentadas por munícipes em fazer contato telefônico com as Unidades Básicas de Saúde. Em resposta, representantes do Executivo informaram que dentro de três meses a situação deve ser regularizada.
DEMANDA POR CIRURGIAS
Outro tema amplamente discutido foi a retomada das cirurgias eletivas na Santa Casa da cidade. O provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, detalhou aspectos da grande demanda reprimida existente de cirurgias de alta e média complexidade. “Nós temos uma totalização de 908 laudos reprimidos, quase 500 na área de ortopedia, metade da demanda. Depois vem neurocirurgia e cardiologia. Diante dessa estabilização da Covid-19, a Santa Casa começou esse processo, embora a velocidade não é a que desejamos. Demandaria o ano todo para zerar”, informou.
O vereador Nelsinho Bombeiro (PV) mostrou preocupação com o relaxamento de medidas contra o coronavírus diante das incertezas do contexto pandêmico. O vereador Maurício Bem Estar (PP) falou sobre as cotas para cirurgias. Também houve a participação do público pelo WhatsApp e presencial com perguntas sobre os atrasos no atendimento do ambulatório cardiológico da Santa Casa, o serviço de regulação e casos de pacientes que aguardam transferência do pronto-socorro para a Santa Casa.
A Comissão de Saúde, que emite pareceres em proposições e assuntos relativos à saúde no município, pretende realizar novas reuniões no Plenário da Casa ao longo deste ano.