AtaNews Publicidade 728x90
20/03/2022 às 14h23min - Atualizada em 20/03/2022 às 14h23min

Pesquisadores fazem alerta para casos de diabetes tipo 2 após covid-19

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
Um estudo publicado na revista científica Diabetologia levantou um alerta para casos de diabetes tipo 2 após um quadro de covid-19 leve. Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores da Heinrich Heine University (Alemanha) analisaram históricos hospitalares disponíveis em bancos de dados.

Os pesquisadores se concentraram em 35.865 pacientes que testaram positivo para o vírus e fizeram uma comparação com pessoas diagnosticadas com uma infecção do trato respiratório superior, acompanhando esses dois grupos durante três meses.

A comparação permitiu descobrir um surgimento muito mais frequente de diabetes tipo 2 nos pacientes que se recuperaram da covid-19. A teoria dos cientistas por trás do estudo é que a infecção pode induzir a disfunção das células pancreáticas e causar resistência à insulina. Outro palpite é que algumas pessoas já tinham um risco de desenvolver diabetes, e a covid -19 ajudou a acelerar a chegada dessa condição.

Pesquisadores da Alemanha fazem alerta para casos de diabetes tipo 2 após covid-19 (Imagem: photocreo/Envato)

Pesquisadores da Alemanha fazem alerta para casos de diabetes tipo 2 após covid-19 (Imagem: photocreo/Envato)


Além disso, conforme discorre o artigo, a covid-19 pode danificar ou até mesmo destruir as células responsáveis pela produção de insulina, aumentando o nível de glicose no sangue, sendo também uma possível causa. Os pesquisadores direcionam olhares, ainda, para os estilos de vida sedentários causados ​​pelas restrições da covid-19, uma vez que a população foi orientada a ficar em casa.

Anteriormente, uma pesquisa foi realizada em conjunto pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelas universidades federais de Lavras (Ufla), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) apontou que a pandemia gerou mudanças no estilo de vida da população, que vão desde as atividades físicas até as refeições em geral, com direito, inclusive, a maior consumo de bebidas alcoólicas.

No entanto, o estudo alemão não chegou a descobrir se essas alterações metabólicas são temporárias ou se os indivíduos com covid-19 podem ter maior risco de desenvolver diabetes crônica. A ideia é entender melhor essa associação entre as duas condições através de estudos futuros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »