AtaNews Publicidade 728x90
16/03/2022 às 11h52min - Atualizada em 16/03/2022 às 11h52min

Qualidade da água é alvo de requerimentos aprovados na Câmara

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
Os vereadores de Araçatuba aprovaram seis requerimentos de informações oficiais endereçados ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB). Os pedidos formais de explicações foram apreciados no plenário durante a fase do Grande Expediente da 6ª sessão ordinária do ano.

Com base na reportagem intitulada “Mapa da Água”, publicada pelo portal Repórter Brasil no dia 7 deste mês, afirmando que moradores de Araçatuba e outros municípios da região teriam bebido água considerada imprópria para o consumo entre os anos de 2018 a 2020, o Plenário aprovou dois requerimentos de informações sobre esse mesmo tema. Uma solicitação foi apresentada pelo vereador Arlindo Araujo (MDB) e a outra pelo vereador Lucas Zanatta (PV).

Nos dois textos, os autores destacam que o consumo diário de substâncias nocivas químicas e radioativas, conforme aponta a reportagem, aumenta o risco de câncer, mutações genéticas, problemas hormonais e traz consequências danosas para rins, fígado e o sistema nervoso.

Arlindo Araujo pergunta se a concessionária GS Inima Samar, responsável pelo serviço de saneamento básico no município, teria conhecimento dessa situação e se atualmente a água consumida pela população está dentro dos limites regulamentados.

No outro requerimento, Lucas Zanatta quer saber quais métodos de desinfecção de água tratada são utilizados; e se há prazos para mudança no tratamento convencional.

PORTO REAL

O vereador João Moreira (PP) assina dois requerimentos de informações com temas voltados à saúde pública e à infraestrutura urbana dos bairros Porto Real I e II.

No primeiro requerimento, João Moreira pondera que os moradores de ambos os bairros se deslocam diariamente à Unidade Básica de Saúde do Jardim São José em busca de assistência, e para isso utilizam a Travessa Moema – via não pavimentada e sem iluminação – para agilizar o acesso ao equipamento de saúde.

O vereador João Moreira quer saber se a Prefeitura tem projeto para construir uma unidade de saúde para atender a comunidade do Porto Real I e II; e se existe projeto para implantar iluminação e asfaltamento da travessa Moema.

No outro requerimento, João Moreira pergunta se a administração municipal tem algum projeto para iluminar a via de acesso ao Bairro Porto Real, que concentra um fluxo intenso de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização da lei municipal que obriga o uso de focinheira e guia para cães das raças mastim napolitano, pitbull, rottweiller e americam staffordshire terrier é tema de um requerimento apresentado pela vereadora Cristina Munhoz.

Cristina Munhoz quer saber se a Prefeitura fiscaliza o cumprimento dessa lei; e se há aplicações de multas para os tutores de cães dessas raças que atacam outros animais e pessoas no município, conforme relatos recebidos pelo gabinete da parlamentar.

FUNDEB

O vereador Arlindo Araujo obteve o aval do Plenário para a aprovação de um requerimento que pede um relatório da administração municipal sobre os gastos feitos na educação pública com o repasse dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no ano de 2021.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »