AtaNews Publicidade 728x90
06/02/2022 às 13h05min - Atualizada em 06/02/2022 às 13h05min

Algumas cores de roupa podem afastar os mosquitos! Saiba quais

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature nesta sexta (4), os mosquitos geralmente voam em direção a cores específicas — como vermelho, laranja, preto e ciano — e tendem a ignorar outras, como é o caso do verde, roxo, azul e branco.

O artigo explica que os mosquitos contam com o auxílio de odores para distinguir as coisas a seu redor, e quando sentem compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, são estimulados por seu sistema visual a procurar cores específicas e outros padrões visuais associados a um alvo em potencial.

Os pesquisadores já reconheciam a existência de três sinais principais que atraem os mosquitos: a respiração, o suor e a temperatura da pele. Com o estudo, concluíram que a cor vermelha pode ser considerada o quarto sinal, porque costuma estar presente na pele. "Usar roupas que evitem essas cores pode ser outra maneira de evitar uma picada de mosquito", escreveram os autores.

Algumas cores de roupa podem afastar os mosquitos (Imagem: fotyma/envato)

Algumas cores de roupa podem afastar os mosquitos (Imagem: fotyma/envato)


Mas para entender se isso é verídico, a equipe colocou alguns Aedes aegypti (mosquitos da dengue) diante de diferentes tipos de informações visuais e olfativas. Na ausência de um estímulo de odor, os mosquitos ignoravam o ponto colorido no fundo da câmara (independente da cor que tivesse). Depois de uma borrifada de CO2, os mosquitos continuaram a ignorar o ponto se fosse verde, azul ou roxo, mas se o ponto fosse vermelho, laranja, preto ou ciano, voaram na direção sem hesitar.

Quando um dos pesquisadores colocou a própria mão dentro da câmara, os mosquitos voaram na sua direção somente depois que o CO2 foi pulverizado. Depois, esse mesmo pesquisador usou uma luva de cor verde, e os mosquitos não voaram em sua direção nem diante do estímulo olfativo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »