AtaNews Publicidade 728x90
26/08/2021 às 16h47min - Atualizada em 26/08/2021 às 16h47min

Penitenciária Feminina de Tupi Paulista completa 10 anos

Assessoria de Imprensa, Adriana Alkmin
Unidade prisional foi inaugurada em 16 de agosto de 2011 com cerca de 20 mil m²
Em 16 de agosto, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista completou 10 anos de inauguração. Para comemorar a data, ações foram e estão sendo desenvolvidas com servidores e reeducandas, respeitando os protocolos de segurança contra o Coronavírus. Dentre as comemorações, fora realizado junto aos servidores Curso de Revitalização Tática no Serviço Penitenciário, almoço especial com música ao vivo, sorteio de brindes, entrega de mimos com canetas personalizadas e bolo.

Para as reeducandas, foi servido almoço especial e lançada a campanha “Direito a uma Vida Livre de Violência” em parceria com a Juíza de Direito da 3ª Vara Judicial da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti. A ação promoverá palestras informativas acerca do ciclo da violência e suas formas de enfrentamento, e divulgação do MOBI GAME sobre o assunto junto a população carcerária da Ala de Progressão Penitenciária (regime semiaberto), de forma virtual. Para finalizar, em setembro haverá a realização de concurso de desenhos e frases para compor o Calendário da Vida 2022. 

 
Histórico 
O estabelecimento é a única penitenciária feminina da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (CROESTE) e foi construída exclusivamente para atender as particularidades e necessidades das mulheres presas, em especial na área da saúde, com atenção às reeducandas gestantes e lactantes através dos Projetos “Meu Bebê, Minha Vida” e “Nascendo para Liberdade”.

Além disso, a unidade está equipada com setores de trabalho, biblioteca e educação, visando a ressocialização social da mulher presa. Possui, inclusive, uma padaria artesanal e desenvolve cursos profissionalizantes em parceria com Secretarias de Estado e o Poder Judiciário. 

Com uma área total de 19.142,34 m², a unidade possui a custódia de reeducandas em regime provisório, fechado e semiaberto. “Estamos comemorando uma década de muito trabalho, feito com dedicação e comprometimento. Sabemos que ainda temos muito a aprender e fazer. Aqui crescemos como seres humanos e profissionais”, diz Adriana Alkmin Pereira Domingues, gestora da penitenciária. 


PROJETOS
Na unidade prisional, foi instalada uma oficina de confecção de uniformes para reeducandos e máscaras de proteção reutilizáveis. O material é confeccionado por reeducandas, capacitadas em curso de corte e costura e contratadas pela Fundação Prof. "Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP), o que oportuniza reinserção social e auxílio nas ações de prevenção ao novo Coronavírus.  O presídio também disponibiliza Curso Técnico de Administração, realizado através da FUNAP e Centro Paula Souza, sendo já finalizadas três turmas do referido curso e iniciada a 4ª turma com 20 reeducandas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »