AtaNews Publicidade 728x90
25/04/2018 às 14h29min - Atualizada em 25/04/2018 às 14h29min

Associação dos Amigos dos Autistas abre o Riopreto Shopping Solidário

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Um estímulo à busca por alternativas para uma sociedade mais humana e sensível ao outro; um olhar diferenciado para o próximo. Estas são as principais propostas do Riopreto Shopping Solidário - um projeto permanente desenvolvido com objetivo de divulgar e abrir espaço para instituições que fazem a diferença nas comunidades onde atuam. E quem inaugura a versão 2018 neste fim de semana é a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA).

A escolha para abrir esta edição não poderia ser mais apropriada, uma vez que abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo.

A AMA é fruto da mobilização de um grupo de pais de crianças e adolescentes autistas, que se reuniu para lutar pela abertura de uma clínica-escola que atendesse seus filhos. Em comum, estas pessoas tinham uma história de não-atendimento em várias escolas públicas e privadas sem estrutura de trabalho para o atendimento destes casos.

A força destes pais materializou-se e hoje o Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista (CEMA), da qual a AMA é parceira de primeira ordem na comanutenção das atividades pedagógicas e no desenvolvimento de atividades com alunos portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), atende a cerca de 40 educandos divididos em dois eixos. O eixo de convivência é direcionado a quem já passou da idade escolar e não tem perspectiva de frequentar aulas de Educação de Jovens e Adultos. Já o eixo de atendimento educacional especializado oferece oficinas no contraturno escolar. São atendidos 13 alunos da rede municipal de ensino. As oficinas auxiliam no desenvolvimento de habilidades como interação social, autonomia e psicomotricidade.

As salas são reservadas a poucos estudantes, em média cinco em cada uma, com objetivo de garantir um aprendizado mais adequado e eficaz. O que não tem tamanho é o esforço e dedicação para desenvolver um trabalho que une atendimento de qualidade com atenção e carinho, e que vai além da área pedagógica. As profissionais do CEMA e as voluntárias da AMA se desdobram para serem ao mesmo tempo psicólogas, mães atendentes, enfermeiras... de tudo um pouco. 

Tudo para que os educandos desenvolvam e consigam independência. Alterações de comportamento costumam aparecer até os três anos de idade, mas o diagnóstico é difícil. Com tratamento adequado e carinho, como os que são proporcionados pelo CEMA, é possível diminuir os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Para a presidente do CEMA, Daniela Honório, a essência do trabalho pode ser definida como persistência e carinho, dentro de um trabalho diário marcado por conquistas também diárias." É preciso respeitar o espaço de cada um, apesar da necessidade de impor limite."

UM ESPAÇO DE TODOS
Lançado em 2016, o Riopreto Shopping Solidário já envolveu mais de 70 instituições de São José do Rio Preto, Mirassol, Tanabi, Votuporanga, Fernandópolis, Valentim Gentil, Jales e Barretos.  

A ação começa a ganhar vida com o convite, feito sempre no início do ano, a instituições para fazerem parte da exposição de fotos, organizada pelo fotógrafo Ricardo Boni, que conta a história de cada participante para que o público possa conhecer como é possível ajudar. 

No decorrer do ano, todas essas entidades podem vender seus produtos e divulgar seu trabalho durante um fim de semana, dentro do Riopreto Shopping e, por fim, acontece um encontro – a Feira Solidária – onde todos os participantes se reúnem para trocar experiências e arrecadar verba para os projetos desenvolvidos por eles.

SERVIÇO
Riopreto Shopping Solidário
Onde
: Estande em frente à lotérica, na sexta e no sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h
Entidade que abre esta edição: Associação dos Amigos dos Austistas / Centro de Convivência e Educação Municipal do Autista "Maria Lúcia de Oliveira" (CEMA)
Endereço: Avenida Brasilusa, 500 - Bairro Jardim Redentor, Rio Preto
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Telefone: (17) 3226-1780



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »