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11/08/2021 às 13h55min - Atualizada em 11/08/2021 às 13h55min

Como fazer Employer Branding na era digital

A imagem que uma empresa passa é uma construção tanto externa, quanto interna. No segundo caso, usar estratégias de employer branding é decisivo

Paula Cordeiro
Foto: Imagem Ilustrativa
O gestor que deseja entregar um serviço ou produto acima da média ao público tem que incentivar a equipe de colaboradores.
 
O conjunto de técnicas conhecido como employer branding é indicado para:
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir a rotatividade de funcionários;
  • Diminuir custos;
  • Adquirir superioridade no mercado. 
Esses objetivos podem ser concretizados a partir de campanhas de marketing destinadas aos funcionários da empresa. Portanto, leia o texto a seguir e conheça o employer branding, as características e as vantagens de aplicá-lo.

Definindo o employer branding

Toda estratégia de branding tem como objetivo melhorar a reputação de uma marca entre a base de clientes. O employer branding visa fazer isso frente aos funcionários da marca. “Employer” quer dizer “empregador”. Desse modo, a estratégia discutida aqui é usada para garantir que os funcionários estejam cientes dos benefícios de se trabalhar em uma determinada empresa.

Ela também é uma maneira de valorizar a força de trabalho de cada um, de modo a evitar rotatividade e produtividade baixa.
Isso afeta indiretamente a reputação da empresa no mercado. Os consumidores tendem a ter uma percepção melhor das marcas que respeitam seus funcionários.

Employer branding: saiba como fazer ele

O employer branding deve ser desenvolvido a partir de um planejamento de ações integradas e coordenadas. Isto posto, acompanhe os tópicos abaixo e veja como essa estratégia é semelhante ao inbound marketing.

Determine objetivos

O primeiro ponto é saber onde estão os pontos fracos da empresa, e então, desenvolver formas de resolvê-los. Esse estágio é importante para definir como os esforços serão direcionados. Se o seu objetivo é chamar a atenção de um certo perfil de profissional ou gastar menos com processos seletivos, as ações devem se basear nisso.

Ofereça benefícios

Hoje em dia, mais do que nunca, os profissionais valorizam mais as empresas que oferecem benefícios e perspectivas de crescimento na carreira. Procure explicitar as vantagens que a instituição representa para o seu corpo de funcionários desde o processo seletivo. Estude os tipos de perfis que se candidatam a vagas e trabalhe para atraí-los.

Faça marketing digital

Boas táticas de branding para clientes também funcionam como employer branding. Por exemplo, fazer marketing de conteúdo mostrando o dia a dia dos colaboradores aproxima os clientes da empresa e aprimora a confiança dos funcionários ao mesmo tempo.

Outra dica importante é divulgar depoimentos de colaboradores. Eles se sentirão contemplados e possíveis consumidores irão ter certeza que a marca é um bom lugar para se trabalhar. Faça postagens em um blog para manter as pessoas atualizadas. Os próprios funcionários podem colaborar na postagem de conteúdo.

Employer branding: motivo da sua relevância

Caso você ainda esteja desconfiado da importância de uma estratégia como o employer branding, separamos as principais vantagens de aplicá-la. Conforme apontamos no início do texto, esse conjunto de ações é fundamental para ter uma boa imagem no mercado. Portanto, acompanhe os principais benefícios a seguir.

Mais produtividade

Quem trabalha em uma instituição que preza pelo bem-estar dos funcionários vai se empenhar mais nas suas funções. A coesão interna será maior, todos estarão trabalhando em prol de objetivos em comum, e o mais importante: saberão que a recompensa valerá a pena. Desse modo, o employer branding é ótimo para aumentar as taxas de produtividade.

Retenção de talentos

Não basta formar um excelente time de funcionários, a empresa tem que se dedicar para que eles sejam retidos. A retenção de talentos envolve apresentar as condições para que cada colaborador esteja satisfeito com sua posição no empreendimento. Se isso não ocorrer, os talentos vão se diluindo e acabam procurando por locais em que eles sejam mais valorizados.

Custos menores

Caso uma empresa tenha uma taxa de demissões e admissões muito alta, significa que ela gasta muito em processos seletivos, treinamentos e direitos trabalhistas. A longo prazo, essas despesas se tornarão um peso adicional. Essa é outra vantagem que o employer branding traz: se a rotatividade de funcionários é baixa, os custos com demissões e admissões seguem o mesmo caminho.

Autoridade

A aplicação extensiva do employer branding transforma empresas em referências no mercado. Para alcançar esse status é pertinente investir em campanhas de Twitter Ads e outros canais de comunicação que destaquem as práticas implementadas. Portanto, agora você conhece os principais elementos dessa estratégia e pode começar a utilizá-la na sua empresa.

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