AtaNews Publicidade 728x90
07/08/2021 às 19h14min - Atualizada em 07/08/2021 às 19h14min

Saúde firma acordo de cooperação para acolhimento de vítimas de tráfico humano no SUS

Ação com Ministério da Justiça permitirá ampliação do atendimento nos serviços de saúde

Governo de São Paulo
Capacitação de profissionais para o combate ao tráfico de pessoas - Foto: Banco de Imagens
Auxiliar a capacitação de profissionais para o combate ao tráfico de pessoas e elaborar pesquisas sobre a saúde das vítimas desse crime no Sistema Único de Saúde (SUS) são alguns dos objetivos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, classificou a ação como histórica. “A assinatura desse acordo é o compromisso do Ministério da Saúde com o Ministério da Justiça em trabalhar juntos para avançarmos no combate ao crime que compromete a dignidade humana”.

Segundo o Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas 2017 a 2020, entre as vítimas que foram atendidas exclusivamente no sistema de saúde, 37,2% são crianças ou adolescentes.

Nesse mesmo período, de 2017 a 2020, foram atendidas 1.811 vítimas com idade entre 18 e 59 anos nos centros de referência especializados de assistência social (Creas).

“A vulnerabilidade é maior em mulheres e crianças, que são submetidas a trabalhos escravos e à violência sexual. Precisamos avançar, combater e eliminar de maneira exemplar o tráfico de pessoas no Brasil, e verificar onde o crime começa. Muitas vezes, ele está no aeroporto, na saída dessas pessoas a outros países”, afirmou o secretário.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »