AtaNews Publicidade 728x90
14/05/2024 às 09h41min - Atualizada em 15/05/2024 às 08h28min

Saiba quais são os principais riscos do contato com águas de enchente

Entenda como a infraestrutura de saneamento e drenagem pode prevenir enchentes e minimizar os riscos à saúde da população

LíVIA BRANDãO DE CAMPOS
Divulgação

As águas de enchente representam uma série de perigos significativos para a saúde de diversos seres vivos devido à sua propensão à contaminação por uma variedade de agentes patogênicos e substâncias tóxicas. Durante inundações, esgotos e resíduos industriais podem poluir as águas, aumentando drasticamente o risco de doenças transmitidas. 

 

Desta forma, alguns microorganismos podem estar presentes em concentrações perigosas, fazendo com que a ingestão ou o contato com água contaminada possa resultar em uma série de problemas de saúde, incluindo doenças gastrointestinais, infecções bacterianas, virais e parasitárias, e danos ao sistema nervoso devido à exposição a metais pesados e produtos químicos tóxicos. 

 

Segundo Danilo Chagas Vasconcelos, Coordenador do curso  de Biomedicina do Centro Universitário Newton Paiva  além das doenças infecciosas, o contato com águas poluidas pode resultar em uma série de outros problemas, como lesões por trauma e desenvolvimento de doenças respiratórias devido à exposição a mofo, bactérias e outras substâncias irritantes presentes em ambientes úmidos e mal ventilados por conta das enchentes. “É importante reconhecer que as enchentes não são apenas eventos naturais e, muitas vezes, são agravadas pela falta de infraestrutura de saneamento básico e sistemas de drenagem inadequados”, explica o especialista. 

 

A implementação de medidas adequadas de saneamento básico, como sistemas de tratamento de esgoto eficazes e sistemas de drenagem bem projetados, desempenham um papel crucial na prevenção de enchentes e na minimização dos riscos à saúde pública. Danilo aponta, “Nós, especialistas da área, temos que alertar a população e saber como conduzi-lá de forma geral, alertando sobre principais precauções sobre o momento”, abaixo, confira algumas dicas do especialista para evitar a contaminação:

 

• Evitar o contato direto com a água de enchente, se possível

• Usar equipamentos de proteção, como botas e luvas, ao entrar em áreas inundadas

• Lavar as mãos com frequência, especialmente após o contato com água de enchente

• Evitar o consumo de água não tratada ou alimentos contaminados

• Caso tenha a chance de estar contaminado, procurar ajuda médica e tomar remédios para evitar agravar a situação 

 

A proteção da saúde pública contra os perigos nas águas requer uma abordagem que combine medidas de prevenção de enchentes, infraestrutura de saneamento básico robusta e educação pública sobre práticas seguras de higiene e consumo. Investimentos em infraestrutura de saneamento e drenagem são essenciais para mitigar os impactos das enchentes e proteger as comunidades contra os riscos à saúde associados a esses eventos climáticos extremos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIVIA BRANDAO DE CAMPOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »