AtaNews Publicidade 728x90
04/07/2021 às 15h33min - Atualizada em 04/07/2021 às 15h33min

Simpósio voltado à covid-19 teve mais de 30 palestras e público virtual de aproximadamente 600 pessoas

Santa Casa de Araçatuba
Foto: Divulgação
Com mais de 30 palestras e em torno de 600 participantes virtuais, a Santa Casa de Araçatuba encerrou ontem (3/7) o 1º Simpósio de Medicina Intensiva, evento médico científico regional do segmento que discutiu amplamente todos os elos envolvidos nos cuidados aos pacientes com covid-19.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) e coordenado pelos intensivistas Fábio Bombarda e Luiz Claudio Andrades Lima, que atuam nas UTIs Respiratórias da Santa Casa de Araçatuba.

O evento contou com as participações de palestrantes externos, como, o professor Luciano César Azevedo, intensivista, livre docente da disciplina de Emergências Clínicas da USP e médico pesquisador do Hospital Sírio Libanês; do professor -doutor Clystenes Odyr Soares Silva, docente da disciplina de Pneumologia da Unifesp; e da pneumologista Milena Tenório Cerezoli, doutoranda em doenças intersticiais da Unifesp.

O simpósio foi aberto pelos presidentes Fábio Bombarda e Luiz Cláudio Lima que também mediaram os demais participantes e proferiram palestras sobre ventilação mecânica.

O médico Rachides Castro Júnior, diretor técnico do Departamento Regional de Saúde (DRSII) falou sobre revisão de dados epidemiológicos da covid na região.


Também na abertura, o diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba Giúlio Stanco Coscina Netto e o administrador hospitalar Mauro Inácio da Silva, falaram respectivamente sobre experiências em relação à estruturação do plano de contingenciamento e os desafios da gestão hospitalar SUS na pandemia.

As palestras seguem públicas no Youtube. O público poderá assistir as palestras através dos endereços https://youtu.be/dGxPTBNOnK8   e https://youtu.be/sKHCRTTGkRw

Palestras

O 1º Simpósio de Medicina Intensiva foi pontuado por treinamentos como por exemplo a área de hemodiálise e ventilação mecânica e apresentação de trabalhos científicos elaborados por médicos residentes da Santa Casa de Araçatuba com focos relacionados à mortalidade, faixa etária dos pacientes internados e descobertas através de exames realizados em pacientes.

Durante os dois dias de realização, as palestras “apresentaram oportunidades de trocas de experiências e muito aprendizado”, destaca o presidente do evento Fábio Bombarda.

Resultados do trabalho realizado pelos vários especialistas da linha de frente da Santa Casa de Araçatuba também foram apresentados, como por exemplo, durante a palestra da médica infectologista da Prefeitura de Araçatuba, Heloisa Gimaiel, que ao falar sobre o uso de antibióticos e resistência bacteriana nos hospitais da região, destacou a resistência moderada de bactérias que não respondem a medicamentos, registrada na Santa Casa de Araçatuba.

Palestrantes e temas

Dra. Danyelle Amélia Grecco Samegina, médica neurologista: “Manifestações neurológicas no paciente com covid”.

Nathalia Maziero, fisioterapeuta: “Ventilação não invasiva.

Hélio Bernardes Filho, nutricionista: “Aspectos da nutrição no paciente com covid”.

Amanda Munari, fisioterapeuta: “Importância da fisioterapia respiratória no paciente covid- nossa experiência”.

Leandro Carvalho Santos, psicólogo hospitalar: “Experiência em psicologia hospitalar e desafios de humanização na enfermaria covid-19”.

Silvana Boaventura, enfermeira especialista: “Hemodiálise na UTI Respiratória”.

Dr. Luciano César Azevedo: “Sepse e covid-19”.

Dr. Clystenes Odyr Soares Silva: “Fisiopatologia respiratória da covid-19”.

Dra. Milena Tenório Cerezolli: “Fibrose pulmonar pós covid”.

Dra. Maria Lúcia Marin Cominotti: “Manejo obstétrico de gestantes com covid-19”.

Natalia Saito, enfermeira: “Aplicação prática das escalas de analgesia e sedação”.

Ana Lúcia Milan, enfermeira: “Paramentação e higiene em situações de catástrofes e escassez”.

Vinicius Donatoni Agostinho, enfermeiro: “CCIH- Prática, tipos de isolamento e revisão de técnicas que determinam impacto positivo na qualidade de assistência”.

Cibele Pimentel e Angélica Garbelini, enfermeiras: “Atendimento à parada cardiorrespiratória na UTI- reforma e prática para equipe multidisciplinar”.

Dr. Isio Carvalho de Souza, endocrinologista: “Diabetes e distúrbios endócrinos na covid-19”.

Dra. Naiara de Souza Nogueira, pneumologista: “Cuidados no paciente com DPOC e covid-19”.

Dra. Rita de Cassia Santana, gastroentelogista: “Distúrbios digestivos no paciente com covid-19”.

Dr. Guilherme Augusto Torres da Silveira Ugino, nefrologista: “Distúrbios renais e desafios do nefrologista no paciente com covid-19”.

Dr. Carlos Guilherme Giazzi Nassri, cirurgião oncológico: “Peculiaridades em cirurgias de urgência e pacientes com covid-19”.

Grasilelli Lourenço Canova, enfermeira: “Treinamento em estomaterapia em pacientes críticos”.

Sara Lídia da Cunha, enfermeira: “Mobilização nos pacientes com covid: indicações e técnicas de pronação e lateralização”.

Fernanda Guerra, enfermeira: “Cuidados multidisciplinares aos pacientes intubados com covid-19”

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »