AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2021 às 17h13min - Atualizada em 02/07/2021 às 17h13min

Secretário de Estado de Saúde garante toda população vacinada até 15 de setembro

Jean Gorinchteyn particpou do 3º Encontro de Saúde e Bem-Estar LIDE Noroeste Paulista

Assessoria de Imprensa, Marcelo Schaffauser
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, garantiu que toda a população do Estado, acima de 18 anos, será vacinada até 15 de setembro deste ano com, pelo menos, a primeira dose das vacinas disponibilizadas. A afirmação aconteceu durante o 3º Encontro de Saúde e Bem-Estar LIDE Noroeste Paulista, realizado na manhã desta sexta-feira, 2.

“O prazo está absolutamente garantindo. Até 15 de setembro teremos vacinado todo nosso público-alvo”, afirmou Gorinchteyn.

Questionado sobre a reabertura dos setores afetados durante a pandemia causada pela Covid-19, o secretário reforçou a realização de eventos testes nos meses de setembro e outubro para a reativação segura do setor e reafirmou a ciência como essencial para a tomada de decisões.

“A medida que nossas estatísticas vão melhorando, vamos passar o toque de recolher para as 22h. Estamos aguardando os estudos do Centro de Contingência para que esses horários sejam estendidos”, afirmou Gorinchteyn.

A disponibilização dos imunizantes e o comparecimento da população nos postos para a vacinação completa é essencial para o controle da pandemia. “Manter as medidas de segurança é algo que vai fazer parte do cotidiano enquanto não tivermos toda a população vacinada. Quando vacinarmos, no mínimo, 75% da população será possível controlar a pandemia”, diz o secretário.

Reações da vacina, estudos e terceira dose

O diretor executivo do Instituto Butantan, Rui Curi, respondeu a perguntas sobre a Coronavac, vacina produzida pelo Instituto em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, durante o evento, falou sobre sua fabricação e a diferença entre os imunizantes disponíveis

“As vacinas disponíveis trazem tecnologias diferentes, mas todas são eficazes e foram certificadas pela Anvisa”, reforçou Curi. “Ter reação ou não após tomar a vacina não quer dizer que ela é mais ou menos eficaz. Todas as vacinas geram anticorpos neutralizantes. Os sintomas pós-vacina são próprios de cada um. Uns reagem com sintomas leves, moderados e outros sem sintoma algum.”

Curi explicou ainda que existem estudos em andamento sobre a necessidade ou não de uma terceira dose da Coronavac. “Neste momento nossa preocupação é vacinar a todos.”

"A aprovação da Coronavac pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e em outros países, além da imunização de mais de 1,5 bilhão de pessoas mostra a eficácia da vacina e segue um processo natural de aprovação dos imunizantes pelo mundo", afirma Curi.

Saúde Mental

A saúde mental no ambiente de trabalho também foi discutida durante o Encontro. Mário Louzã, médico psiquiatra e psicanalista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, falou sobre sintomas e atitudes que empresas e colaboradores devem ter para amenizar a ansiedade e identificar e tratar a depressão.

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que se preocupam em sensibilizar o empresariado brasileiro para a importância de seu papel na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e consciente. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 40 frentes de atuação. Presidido por Marcos Scaldelai com apoio do vice-presidente Fabricio Vaccari, o LIDE Noroeste Paulista é formado por 118 empresas filiadas no Noroeste Paulista que, juntas, faturam mais de R$30 bilhões ao ano. Além de 105 jovens empreendedores filiados ao LIDE Futuro Noroeste Paulista e 52 mulheres em posição de liderança no LIDE Mulher Noroeste Paulista.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »