AtaNews Publicidade 728x90
23/04/2021 às 17h40min - Atualizada em 23/04/2021 às 17h40min

Síndrome do Pensamento Acelerado? Você deve estar passando por isso

Vida Plena e Bem Estar
Síndrome do Pensamento Acelerado. Foto: Getty Images
O Brasil é o país com a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020. Dentre os tipos de ansiedade, tem a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) descoberta pelo psiquiatra Augusto Cury e apresentada no livro Ansiedade: "Como enfrentar o mal do século".

Muito comum entre os jovens atualmente, alguns dos sintomas citados pelo psiquiatra são: depressão; angústia; déficit de concentração; ansiedade; pequenos lapsos de memória e irritabilidade.

A necessidade pelo imediatismo e do estímulo exagerado são alguns dos pontos levantados por Augusto Cury para explicar porque cada vez mais pessoas são diagnosticadas com SPA.

Segundo ele, "as pessoas pensam em cada vez mais coisas e pensam cada vez mais rapidamente, o que obriga a uma tensão psíquica intensa para que o cérebro possa responder ao que dele exigimos”.

Para as psicólogas Natália Silva, 29, e Érika Almeida, 30, “a procura por ajuda profissional relacionado à saúde mental aumentou desde o isolamento devido às condições dadas”.

E alertam: “Só um profissional especializado da saúde mental que acompanha o paciente, conseguirá responder com precisão”.

Para as profissionais, a instabilidade na pandemia potencializou esse aumento de crises mentais. “As pessoas estão com muito medo de perder o emprego e repensando outras possibilidades de rendas extras também.”

Existem recomendações indicadas para pacientes diagnosticados com a Síndrome do Pensamento Acelerado, como a meditação, pequenas pausas ou medicamentos em casos mais extremos.

Existem recomendações indicadas para pacientes diagnosticados com a Síndrome do Pensamento Acelerado, como a meditação. Foto: Getty Images

Existem recomendações indicadas para pacientes diagnosticados com a Síndrome do Pensamento Acelerado, como a meditação. Foto: Getty Images



Para amenizar, é recomendado: fazer meditação; pequenas pausas ao longo do dia; evitar longas jornadas de trabalho; fazer atividade física e ouvir uma música relaxante.

Mas Natália e Érika avaliam como é difícil fazer as recomendações na quarentena: “Como fazer as pausas dentro de casa, quando a gente não está trabalhando, a gente está cozinhando, cuidando da casa, olhando os nossos filhos, cuidando das nossas relações?”.

Alguns destes desafios estão presentes na vida da Esmeralda Ortiz, 41, diagnosticada com a Síndrome do Pensamento Acelerado desde 1997.

Na pandemia, ela notou uma piora no quadro de saúde mental. “A vida parou, os trabalhos cessaram, meus amigos começaram a morrer ou adoecer devido o covid”, desabafa.

Além de tomar remédio para ansiedade, a jornalista conta com ajuda e uma rotina para controlar a angústia: “A meditação, o amor da minha família, o apoio dos amigos, a arte, a terapia está me ajudando a lidar com toda essa loucura do dia a dia.” Mesmo com as angústias, Esmeralda não deixa de ter esperanças: “Rezo todos os dias para que tudo isso acabe”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »