AtaNews Publicidade 728x90
03/04/2021 às 10h35min - Atualizada em 03/04/2021 às 10h35min

Paulo Gustavo é colocado em ECMO após piora dos pulmões com covid-19

Ator está internado há cerca de 20 dias com covid-19 e há quase 10 precisou ser intubado

Yahoo Notícias
Paulo Gustavo teve piora no quadro clínico (reprodução / Instagram @paulogustavo31)
Paulo Gustavo segue lutando pela vida. O ator, que está internado com coronavírus desde 13 de março, precisou ser colocado em um novo tratamento após uma piora na recuperação dos pulmões.

“Optamos pelo início da terapia coadjuvante com ECMO, com o objetivo de permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. Após o agravamento ocorrido, a situação permanece estável nas últimas horas", afirma o comunicado emitido pela assessoria de imprensa do artista sobre seu estado de saúde.

A técnica, ECMO, consiste na utilização de uma máquina para oxigenação do sangue por uma membrana extracorpórea. O equipamento, bastante complexo, é ligado ao corpo do paciente de forma veno-venosa para permitir que o pulmão tenha menos esforço e possibilite uma recuperação mais eficiente. A forma é a mais indicada para aqueles com insuficiência respiratória e não é coberta, ou oferecida, pelo SUS. 

Ou seja, a pessoa continua entubada para fornecer oxigênio puro para os pulmões comprometidos e em recuperação, mas o “trabalho” de oxigenar e bombear o sangue para todo o corpo é realizado de forma mecânica, como um segundo par de pulmões.

O equipamento vem sendo usado em todo o mundo para tratar pacientes com um comprometimento gravíssimo dos pulmões pela doença. Em alguns protocolos ele é usado quando o indivíduo tem mais de 75% do órgão comprometido e costuma ter uma boa resposta.

Com a divulgação do boletim médico, famosos reforçaram os pedidos de oração para o artista e outras pessoas que estejam em estado grave nas UTIs lotadas do país. "A família do ator segue agradecendo aos fãs pelo carinho e pede que continuem a enviar boas energias e orações para sua recuperação e para de todos os que se encontram na mesma situação", completa o texto. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »