AtaNews Publicidade 728x90
18/03/2021 às 10h50min - Atualizada em 18/03/2021 às 10h50min

Confira as tendências do mercado financeiro para 2021

Assessoria de Imprensa Lucas Silva
O ano de 2020 foi de profundas mudanças no mercado financeiro. Por conta da pandemia de coronavírus, as instituições financeiras e os consumidores tiveram que se adaptar novamente a novas formas de consumo, pagamento e investimento. E com todas as mudanças, algumas tendências apontam como norte para o mercado financeiro neste ano.

É importante entender essa transformação do mercado para saber como investir em 2021. É preciso pensar em estratégias para os mais diversos objetivos, considerar renda fixa e renda variável, meios de pagamentos digitais, previdência privada VGBL e PGBL, entre outros fatores para tomar as melhores decisões para o seu bolso.
Mesmo com o mundo em recessão econômica, as previsões para 2021 são mais animadoras. Separamos abaixo algumas das principais tendências do mercado financeiro para este ano, confira:

Crescimento do pagamento por aproximação

A pandemia de coronavírus nos inseriu em uma nova realidade. E nisso, tivemos de encontrar novas formas de realizar pagamentos simples no dia a dia. Devido às necessidades de distanciamento social, a maioria dos estabelecimentos do varejo implantou soluções para evitar o contato físico entre cliente e vendedor na hora da venda.

Dessa forma, em lojas físicas, uma das soluções mais utilizadas foi o pagamento por aproximação com o uso de tecnologia NFC em cartões e o pagamento por QR Code, principalmente em carteiras digitais. Segundo o estudo Visa Back to Business realizado pela Visa, 73% dos brasileiros mudaram o seu método de pagamento para reduzir o contato.

E para responder a esta necessidade, a pesquisa também aponta que 84% das pequenas e médias empresas brasileiras adaptaram suas estratégias para manter os seus negócios ativos, introduzindo novos meios de pagamento.

O estudo mostra que 78% dos brasileiros estão preterindo o uso de dinheiro, alguns chegaram a dizer, inclusive, que não utilizam mais o dinheiro em espécie para fazer suas compras.

Para se ter uma ideia da profundidade dessa mudança, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) aponta que o pagamento por aproximação aumentou 330% no primeiro semestre de 2020, ponto mais crítico da pandemia. E com a pandemia ainda em curso, essa tendência deve seguir em 2021.

Open Banking

Esse conceito deve chegar forte no Brasil em 2021. E é importante ficar por dentro dessa tendência para aproveitar seus principais benefícios. Uma pesquisa do DTM encomendada pela C6 Bank, aponta que 61% dos brasileiros não sabem o que é open banking.

Se você não entende o que é open banking, esse conceito se caracteriza pela abertura do sistema financeiro. No open banking, os bancos disponibilizam interfaces via APIs para que outras empresas desenvolvam aplicativos e serviços agreguem valor à instituição e estes são integrados à conta dos clientes.

Em um exemplo simples, seria possível ter acesso a aplicativos de controle financeiro sem precisar de senha do banco, porém os usuários terão de autorizar previamente o acesso às suas informações.

Onda do Digital First

Fora os pagamentos por aproximação que falamos acima, os canais online como um todo devem se estruturar ainda mais e são uma das fortes tendências do mercado financeiro para 2021. Com uma reestruturação digital em curso, muito por conta das mudanças implementadas pelos bandos e soluções inovadoras trazidas pelas fintechs, o digital first é a tendência do momento.

Ainda sem controle da pandemia, as empresas enfrentam restrições e dificuldades para auxiliar seus clientes. E com isso, os canais online se tornam os principais meios de interação entre consumidores e empresas e isso aponta para o surgimento da era dos pagamentos digitais.

Com as carteiras digitais chegando forte no mercado e o PIX como um sucesso no início de sua operação, os pagamentos por canais online ficaram bem mais práticos, sem burocracia e livres de taxas. Isso traz vantagens tanto para os clientes como para as empresas.

Aumento das buscas por investimentos estrangeiros

O país teve um forte movimento de entrada de pessoas físicas na Bolsa de Valores no ano passado.

Com a poupança perdendo para a inflação e sem ganho real e com a renda fixa em baixa por conta da queda nas taxas de juros, o mercado de renda variável virou a “galinha dos ovos de ouro” e essa tendência deve se manter em 2021.

Além do investimento na Bolsa de Valores, também houve o aumento da procura por BDRs (Brazilian Depositary Receipt), que permite o investimento em ações de empresas estrangeiras, sem ter de abrir conta fora do país.

A busca por investimentos estrangeiros tem sido vista como uma forma de fugir da instabilidade do mercado brasileiro.

Estas são as principais tendências do mercado financeiro para 2021. Com um mundo totalmente transformado em 2020, o mercado ainda se adapta à nova realidade e tenta continuar estimulando consumos e investimentos em todo o mundo. Fique por dentro das novidades para não ser engolido pela transformação digital do sistema financeiro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »