AtaNews Publicidade 728x90
12/02/2021 às 09h52min - Atualizada em 12/02/2021 às 09h52min

O que é mais vantajoso, comprar ou alugar um imóvel

Adquirir um imóvel ou simplesmente alugar, essa é a questão

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

São muitas as diferenças e condições para alugar ou comprar um imóvel, o que se assemelha entre ambos é que sua opção vai implicar em planejamento e organização. São vários os fatores a serem levados em conta antes de tomar essa decisão: planejamento financeiro, planos de vida, de carreira. A decisão entre comprar ou alugar um imóvel envolve também o  comprometimento – ainda mais se considerarmos a possibilidade de financiamento.
 

A compra de um imóvel e suas atribuições

O ato de comprar um imóvel é um compromisso. Ainda mais se for com financiamento imobiliário. Por isso, é preciso sempre pensar com cuidado e muito planejamento antes de fechar um contrato. De forma geral, o recomendado é que a compra do imóvel seja uma opção para pessoas que têm uma vida financeira e profissional, bem estruturadas, com uma fonte de renda estável.

As vantagens da compra: uma propriedade em seu nome confere a liberdade para fazer as reformas, mudanças, estabilidade e segurança. O grande desafio está no investimento que destinará à compra dele. Se for com base em financiamento é como contrair uma dívida: a interdependência é em longo prazo. E é aí que o bom planejamento se faz necessário, pois por conta dos juros do financiamento, o imóvel também acaba ficando mais caro.

O aluguel de um imóvel e suas atribuições

 
A frase que se escuta muito é que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, pois o valor gasto poderia ser direcionado às parcelas de uma casa própria, por exemplo. Mas, essa pode não ser sua realidade, como não é de muitas pessoas. Existem muitas situações em que optar pelo aluguel pode ser mais vantajoso. Se, por exemplo, não possuir a quantia necessária para comprar um imóvel ou ao menos pagar a entrada, o aluguel já é a opção mais adequada.
Outros motivos podem ser: mudança temporária, planos incertos sobre ter uma família, mudança de país, dentre outros.
 

A valorização de investimentos em imóveis

 
Por conta da pandemia, o mercado imobiliário sentiu que o momento era propício para preços mais baixos. Com isso, a procura foi maior e, consequentemente, atraiu investidores que acabaram apostando na compra de apartamentos, casas, salas comerciais, dentre outros.
 
Todo mercado tem mudanças diárias. O imobiliário não é diferente. Está em desenvolvimento e evolução. E, um dos principais motivos que levam as pessoas a apostar num imóvel é a segurança, diferente de aplicações financeiras que conferem risco ao cliente. O bem físico confere ao investimento imobiliário viabilidade e realidade.
A venda, o aluguel do imóvel é uma opção certa de investimento uma vez que não desvaloriza. Há sempre um mercado de oferta e procura.
 
Além disso, com a posse de um bem palpável, você também pode ter facilidade em adquirir um empréstimo com garantia de imóvel. Quase todas as instituições bancárias oferecem oportunidades nesse sentido. Vale pesquisar, pois o imóvel você terá.

 

Investimento imobiliário e a correção de valores de aluguel

O investimento em imóveis pode ser também destinado a aluguel. Todo ano existe uma correção do valor, aumentando-o conforme a localização e o que o imóvel oferece para os seus moradores. Por outro lado, a valorização dos imóveis para a venda também é anual, e a chance de que os preços estejam mais altos no momento da venda é real. Os riscos do investimento em imóveis é baixo.
 

Então qual seria a melhor decisão: comprar ou alugar?

A resposta é a inicial: depende do momento de vida e situação financeira.
Comprar um imóvel é um investimento maior – e que tem certo retorno: uma propriedade em seu nome. Alugar, por outro lado, não demanda um investimento inicial tão alto, mas não traz um retorno tão significativo; é por esse motivo que muitos dizem que alugar um imóvel não vale a pena.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »