AtaNews Publicidade 728x90
10/12/2020 às 10h23min - Atualizada em 10/12/2020 às 10h23min

Oftalmologista Akira Hayashida é homenageado pelo Conselho de Medicina

Referência em sua área de atuação, médico de Araçatuba recebeu a honraria pelo exercício ético da profissão; Cremesp homenageou mais de 1.115 mil profissionais paulistas formados há 50 anos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O oftalmologista araçatubense Akira Hayashida foi homenageado nessa quarta-feira (9), pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em cerimônia de homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de exercício ético da atividade. A ação foi voltada aos mais de 1.115 mil médicos paulistas, formados em 1968 e 1970 que, durante todo seu tempo de atuação, não cometeram infrações éticas relativas à profissão.

"Em 2020, todo dia foi dia do médico. Com a pandemia da Covid-19, estes profissionais foram reconhecidos por sua luta em prol da saúde da população. Nesse evento, os homenageados foram condecorados por sua atuação nesta batalha que, embora tenha ganhado destaque neste ano, tem sido diária nos últimos 50", comentou a presidente do Conselho, Irene Abramovich.

O evento, que contou com apresentação da Orquestra Acadêmica de São Paulo, teve, entre os presentes, conselheiros do Cremesp, além do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, e dos médicos escolhidos para serem os patronos da solenidade. Em decorrência dos protocolos de segurança, relativos à Covid-19, não houve plateia no local e os homenageados participaram remotamente, de forma online.

Casado com Neusa Maruyama Hayashida, e pai de três filhos (William, Yves e Mayra), Dr. Akira, como é conhecido, é um exemplo de vida dedicada à oftalmologia. O médico ficou emocionado com a homenagem. "É uma honra ser reconhecido pelo órgão estadual máximo da minha categoria. Mas confesso que é uma sensação estranha, um misto de alegria e melancolia, pois estou chegando ao fim da minha carreira profissional. De qualquer forma, vou continuar trabalhando enquanto a minha saúde permitir. O fato é que, por meio da medicina, pude dar uma boa condição de vida para a minha família. No final das contas, só tenho a agradecer, aos meus pais, a minha irmã caçula – Tamiko Hayashida Ugino –, a minha esposa e aos meus filhos, pelos sacrifícios e todo o apoio que sempre me deram. Muito obrigado, a todos", comenta Hayashida.

A Oftalmologia, uma paixão

Nascido no dia 21 de julho de 1943, em Araçatuba, filho de um imigrante japonês com uma descendente – os dois eram lavradores –, falou somente japonês até aos sete anos de idade, sendo alfabetizado em uma escola pública rural. Aprendeu outras línguas. Poliglota, Hayashida é fluente em português, inglês, espanhol, francês e japonês.

Formado em oftalmologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (antiga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), em 1970, é pós-graduado em Neuro-oftalmologia pela Pontifícia Universidade Católica PUC) do Rio de Janeiro.

Ao longo da carreira, participou de inúmeros congressos, cursos e convenções, no Brasil e no exterior. No Japão, é membro da Universidade de Oftalmologia de Nagasaki. Durante um curso realizado na "terra do sol nascente", incentivou a conversação em português para japoneses que possuem a intenção de imigrar para o Brasil. Foi oftalmologista visitante nas universidades de Tokyo, Kumamoto, Kyushu, Londres, Zurique e do Instituto Barraquer, de Barcelona, na Espanha.

Além de possuir o título de Especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Hayashida também faz parte da Academia Americana de Oftalmologia, na qual participa, de 2 em 2 anos, do Congresso de Oftalmologia. Sua última participação foi em Chicago, em outubro de 2018.

No Brasil, já foi homenageado pela Comissão Organizadora do Congresso Pré-Caipira de Oftalmologia, realizado em Araçatuba, neste ano, quando relatou a evolução da Oftalmologia em Araçatuba com a palestra "Reminiscências de uma oftalmologia caipira".


 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »