AtaNews Publicidade 728x90
30/11/2020 às 15h23min - Atualizada em 30/11/2020 às 15h23min

Vigilância Sanitária reforça visita no comércio: cuidados com o coronavírus devem continuar

Assessoria de Imprensa / Secretaria de Saúde
Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Birigui faz um importante alerta para os moradores: a pandemia do coronavírus, que transmite a Covid-19, ainda não acabou e os cuidados devem continuar.

Visando reforçar a importância de combater a circulação do vírus, a Secretaria de Saúde de Birigui, por meio da Vigilância Sanitária, reforçou nesta quarta-feira (25) as visitas em lojas e estabelecimentos comerciais da cidade.

Segundo a secretária de Saúde de Birigui, Marian Fátima Nakad, os profissionais levam orientações sobre a importância do uso da máscara de proteção facial, do uso do álcool em gel 70% e do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

Os profissionais da Vigilância também fornecem informações de como se pega a Covid-19: por meio de contato, como aperto de mão, gotículas de saliva do nariz ou boca, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas (celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados, entre outros).

Nos três dias de visitas (quarta, quinta e manhã desta sexta), 52 estabelecimentos foram visitados. O trabalho segue segunda-feira, dia 30. Cinco profissionais da Vigilância Sanitária estão fazendo as visitas. Eles são acompanhados do chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, João Paulo Salatino Lacerda.

MÁSCARAS – Dados científicos recentes apontam que a transmissão da Covid-19 pode ocorrer mesmo antes da pessoa apresentar os primeiros sinais e sintomas.

Por esse motivo, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras faciais para todos.

“A utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos”, disse a secretária de Saúde, Marian Nakad.

Caso o morador apresente sinais de gripe ou falta de ar, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Pela manhã o atendimento é feito normalmente para os demais procedimentos. No período da tarde as UBSs atendem casos suspeitos de Covid-19.

NÚMEROS - Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, mostra que Birigui já registrou 3.610 casos positivos de Covid-10. Até o momento, foram 101 óbitos pela doença. Outros 3.375 pessoas conseguiram vencer a doença e estão curados.

"Temos que dar total atenção ao coronavírus. As pessoas não devem deixar de seguir as orientações para evitar o aumento da circulação do vírus", falou a secretária de Saúde de Birigui, Marian Nakad.

Ficar em casa, usar máscara ao sair, usar álcool em gel 70%, lavar as mãos constantemente e manter o distanciamento são as principais orientações.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »