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06/11/2020 às 09h48min - Atualizada em 06/11/2020 às 09h48min

Suas vendas on-line estão caindo? Saiba quais são as causas mais comuns

Entenda o que mais afeta as vendas on-line do seu negócio.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Insistir em ações de marketing e vendas que não estão dando certo pode causar uma queda brusca nas vendas de um negócio. Uma estratégia para e-commerce precisa ser planejada com base em diversos fatores para que seja assertiva.
 
A dificuldade em montar um plano eficiente ainda é uma barreira para o crescimento de diversas empresas no mercado. Abaixo, confira quais são as causas mais comuns de queda nas vendas de negócios on-line.
 

Ignorar as necessidades do cliente

Para vender, é preciso oferecer soluções que atendam às necessidades dos clientes. Isso requer uma pesquisa de mercado para encontrar oportunidades, além de lançar produtos e serviços que resolvam problemas.
 
Se você não sabe qual é o seu público e não busca compreender o que ele precisa, fica bem mais difícil alavancar as vendas. Assim, quando um cliente entra em sua loja, procurando resolver alguma questão específica, ele não encontrará nenhum produto que o atenda.
 
Desta forma, ele fecha o seu site e, provavelmente, nunca mais retornará. Por isso, é fundamental identificar as necessidades do consumidor, suprindo-as com o lançamento de novos produtos e argumentos de vendas que comprovem as suas utilidades.
 

Não personalizar a experiência do cliente

A experiência de compra de um consumidor é um dos fatores que mais influencia uma venda. A falta de um atendimento personalizado, que consiga tirar as dúvidas do cliente e resolver outros problemas, como um sistema bastante complicado, são fatores que a destroem.
 
A personalização da experiência de compra é uma forma de se aproximar do cliente e criar uma identificação instantânea com ele. Isso é um fator primordial para a fidelização da clientela, que culmina na formação de promotores gratuitos da sua marca.
 
Deixar este ponto de lado é oferecer “mais do mesmo”, sem conquistar o consumidor. É preciso apresentar soluções que atendam às necessidades dele e um atendimento personalizado, que possa dar todo o suporte na hora da compra.
 

Ter uma equipe desqualificada

Muitas vezes, as causas da queda nas vendas estão relacionadas à desqualificação dos funcionários. Uma equipe de marketing e vendas mal preparada pode acabar executando uma boa estratégia de maneira precária.
 
Por isso, é tão importante se preocupar com o desenvolvimento dos profissionais da sua equipe, sempre apostando em treinamentos para mantê-los preparados para resolver qualquer pendência e tirar todas as dúvidas dos clientes.
 

Não dar atenção ao pós-venda

Philip Kotler, o guru do marketing, tem uma frase que diz: “fidelizar um cliente é mais barato que conquistar um novo”. Isso significa que o pós-venda é muito importante para o andamento de um negócio. Desenvolver uma estratégia de fidelização da clientela é fundamental para uma marca.
 
O erro de muitas empresas é abandonar o cliente, depois que ele fecha uma compra. Investir em uma estratégia ativa de pós-venda é fundamental para reter mais consumidores e aumentar a base de compradores do seu negócio.
 

Não medir os indicadores de performance

Outro erro bastante comum que resulta na queda das vendas é não conseguir identificar quais ações estão prejudicando a estratégia. Isso acontece porque não há um acompanhamento dos indicadores de performance.
 
Se você não considera métricas que podem lhe ajudar a medir o sucesso de suas estratégias de marketing e vendas, está cometendo um erro grave. Dessa maneira, você não sabe onde está errando e não consegue fazer os ajustes necessários para conter a queda.
 
Definir e acompanhar métricas é importante para adaptar a sua estratégia ao comportamento dos consumidores, garantindo efetividade. Deixar estes dados de lado faz com que você acabe baseando suas ações no achismo, e isso causa a queda nas vendas.

 
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