AtaNews Publicidade 728x90
04/11/2020 às 08h21min - Atualizada em 04/11/2020 às 08h21min

Doação de sangue aumenta e Santa Casa de Araçatuba retoma nesta quarta-feira as cirurgias eletivas

Portal LR1
DOAÇÃO - Mais de 300 bolsas de sangue foram coletadas no Hemocentro desde a última quinta-feira, quando cirurgias foram suspensas. ( Foto: Reprodução LR1)
Após divulgar na semana passada a suspensão por tempo indeterminado das cirurgias eletivas devido à falta de bolsas de sangue no Hemocentro, a direção técnica da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba anunciou que os procedimentos voltam a ser realizados nesta quarta-feira (4) no hospital filantrópico.

Segundo o diretor técnico da unidade, Giulio Stanco Coscina Neto, a divulgação da informação através do jornal O LIBERAL REGIONAL e de outros órgãos de imprensa sobre a falta de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, causou um aumento no número de doadores, aumentando consideravelmente o estoque de bolsas de sangue disponíveis.

O Hemocentro coletou média diária de 86 bolsas na quinta, sexta e sábado, e 64 bolsas na segunda-feira, totalizando 322 novas bolsas. Além disso, uma grande quantidade de doadores já está agendada para coleta a ser feita durante essa semana e na próxima. Com isso, o local volta a ter estoque para fornecer ao hospital. A demanda diária da Santa Casa de Araçatuba é de aproximadamente 100 bolsas de sangue.

Na manhã de ontem, a direção do Núcleo de Hemoterapia entrou em contato com a direção técnica da Santa Casa e já disponibilizou na tarde de ontem as primeiras bolsas de sangue que serão utilizadas nas cirurgias de hoje. Ao todo, serão feitos 12 procedimentos, todos eles ginecológicos.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o número de cirurgias desta quarta-feira ainda é pequeno porque o hospital depende da agência transfusional.

É necessário que o fluxo de sangue enviado para a Santa Casa volte ao normal para que seja realizada a quantidade de cirurgias para as quais o hospital está habilitado para fazer.

Segundo informações da direção técnica da Santa Casa de Araçatuba, nos últimos dias, antes da suspensão das atividades, entre cirurgias eletivas e de urgência e emergência, o hospital vinha realizando uma media de 120 cirurgias por dia, sendo que deste total, mais da metade são cirurgias eletivas. Ao todo, a Santa Casa possui 15 salas cirúrgicas.

Dentre as cirurgias eletivas a maioria é de alta complexidade, como por exemplo, das especialidades de Ortopedia, Neurologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Oncológica, e Cirurgia Ginecológica.

Referência regional para 40 municípios no tratamento de câncer, a Santa Casa de Araçatuba também registra forte demanda de sangue para transfusões em pacientes internados.

As cirurgias eletivas haviam sido suspensas na última semana após a direção técnica da Santa Casa receber comunicado do diretor do Núcleo de Hemoterapia de Araçatuiba, Wolney Barreto, solicitando a suspensão pela falta de estoque de sangue no local.

Doações

Como a Santa Casa de Araçatuba necessita de sangue constantemente, é importante que se mantenha o ritmo de doação iniciado na última semana, para que não volte a faltar sangue para as cirurgias e transfusões realizadas pelo hospital.

As doações de sangue devem ser agendadas através do telefone (18) 2102-9400. O horário para doações é de segunda-feira das 8h às 19h, de terça à sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 7h às 11h. O Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação.

A direção do Núcleo de Hemoterapia alerta que não há possibilidade de infecção por covid-19 durante a doação e destaca que todas as medidas de segurança foram tomadas para recebimento dos doadores durante a pandemia.

Quem pode doar

Existem alguns requisitos que são básicos para a doação de sangue. São eles: estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, precisam vir com um responsável para doar); pesar no mínimo 51kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); ter repousado bem na noite antes da doação; apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Caso o doador vá ao local acompanhado de crianças menores de 13 anos é necessário a presença de um outro adulto para cuidar delas.

O intervalo entre as doações de sangue é de 90 dias para as mulheres e de 60 dias para os homens. Sendo que as mulheres podem doar no máximo 3 vezes durante um período de 12 meses e os homens podem doar 4 vezes.

 
*matéria cedida pelo Portal LR1
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »