AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2018 às 11h13min - Atualizada em 02/04/2018 às 11h13min

Projeto TAMAR comemora a proteção de 35 milhões de tartarugas salvas

O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980 e já salvou mais de 20 milhões de tartarugas marinhas.

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. (Foto: Divulgação/Projeto Tamar)
Nos dias 6 e 7 de abril, a partir das 16 horas, o Projeto TAMAR, em Ubatuba, estará em festa, pois terá conquistado a marca de 35 milhões de tartarugas salvas e devolvidas ao mar.

O TAMAR começou em 1980 e dois anos depois salvou os primeiros dois mil filhotes já contando com a Petrobras. Atualmente, o projeto protege e devolve ao mar por ano mais de dois milhões de tartaruguinhas. Além disso, cinco mil animais adultos e juvenis são resgatados de situações de risco, provocadas principalmente por redes e anzóis.

“Vamos comemorar em 26 praias onde estamos presentes e colocar no mar a tartaruga 35 Milhões, que simboliza essa importante conquista para a conservação marinha brasileira, e seguimos em frente, pois ainda temos muito o que fazer”, diz Guy Marcovaldi, coordenador nacional do TAMAR.

Dentre as ameaças à sobrevivência destes animais, além da captura incidental pela pesca, a fotopoluição, a poluição, o trânsito de veículos nas praias de desova e as mudanças climáticas são as principais.

O evento acontecerá em diversos horários, em praias da costa brasileira e ilhas oceânicas, no estados CE, RN, PE, SE, BA, ES, RJ, SP, SC de acordo com os costumes de cada local.

TAMAR Ubatuba – SP

Terá início às 14h, no dia 06 de abril, no Centro de Visitantes. Uma visita orientada especial abrirá o dia comemorativo. Às 16h, a atividade “Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas” contará com a participação das crianças.

A soltura simbólica da tartaruga 35 milhões ocorrerá alguns minutos antes do pôr do sol, previsto às 17h, na Praça da Baleia (Praia do Itaguá).

No dia 7 de abril, as comemorações continuarão no Centro de Visitantes do TAMAR, onde às 19:30 haverá um bolo e o tradicional “Parabéns” para a conservação marinha brasileira. Na sequência, às 20h, a apresentação musical do Grupo Concertada encerra o momento especial.

O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas em 1980. Com o patrocínio da Petrobras desde 1982, hoje, o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio.

Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »