AtaNews Publicidade 728x90
01/10/2020 às 14h22min - Atualizada em 01/10/2020 às 14h22min

Por que investir no mercado de cervejas artesanais?

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Um dos mercados mais novos em expansão não para de crescer no interior do Brasil. Com um ritmo de produção de mais de 180 milhões de litros a anuais, a produção de cervejas artesanais segue em franca expansão.
 
Mesmo com os dados positivos em monitoramento feito pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), o setor encontrou na pandemia da Covid-19 a sua primeira grande crise.
 
As vendas despencaram nas cervejarias que funcionam atreladas a destinos turísticos regionais, justamente pela redução do fluxo de pessoas nestes locais.
 
É nesta situação que surge a nova oportunidade: estimular a curiosidade de consumidores por meio da internet para impulsionar as vendas online.
 
Os rótulos para cervejas artesanais já aparecem em destaque nas prateleiras de grandes redes varejistas, elas tentam atrair a atenção e curiosidade dos consumidores em meio a promoções das grandes cervejarias tradicionais.
 
Se você quer ter sucesso nesta área, veja abaixo algumas recomendações!
 
Necessidade de degustação
Por ser uma produção artesanal e conter combinações não convencionais entre seus ingressos, a primeira grande barreira dos empresários está no conservadorismo da maioria dos consumidores.
 
Amantes de cervejas costumam comprar rótulos diferentes e novidades para saber o que existe de bom no mercado, mas estes representam pouco nas vendas totais.
 
Seja para uma confraternização, um churrasco ou abastecer o cooler para a praia no fim de semana, os clientes buscam por promoções e optam pelas marcas mais comerciais.
 
O desafio neste sentido é investir em eventos em lugares estratégicos com promotores apresentando o produto e também fazer promoções com restaurantes e bares, oferecendo uma garrafa de brinde e coletando o feedback dos clientes para conseguir deslanchar nas vendas externas.
 
A proposta é relevante,mas encontra resistência no alto investimento necessário para sua implementação, o que não é possível para boa parte dos empresários.
 
Uma sugestão é fazer isso com estabelecimentos amigos e aproveitar as respostas dos consumidores para ajustar os processos. Aproveite também para coletar contatos para divulgação posterior.
 
Matéria prima importada
É necessário investir tempo e dinheiro em estudos para encontrar alternativas às oscilações do dólar.
 
Esse cuidado é necessário pois pode alterar drasticamente o custo final do produto entre um mês e outro.
 
Além disso, quem importa e paga depois pode não ser capaz de cumprir com os compromissos em uma desvalorização forte da moeda local.
 
Estude como outros mercados equilibram essa situação, inclusive no exterior, em países com alta oscilação cambial. O seu problema pode já ter sido solucionado em alguma outra região.
 
Parcerias regionais
Romper as barreiras locais é um dos grandes problemas enfrentados por cervejarias artesanais.
 
É necessário investir em feiras e eventos que aconteçam em sua região e até nas áreas mais distantes do seu estado. As pessoas precisam saber da sua existência e dos sabores das suas cervejas.
 
Aproveite estes eventos para oferecer um atendimento personalizado de qualidade com cada consumidor.
 
Trate-o com toda a atenção e elimine todas as dúvidas que possam surgir sobre ingredientes, promoção, vendas online e muito mais.
 
Implemente essa prática consultiva no seu processo de vendas para ter um grande diferencial competitivo. Lembre-se que todos gostam de ser bem atendidos e passam a ser fãs de marcas que investem nisso.
 
Ajuste processos com base nos feedback
Seja presencialmente ou por meio das redes sociais, estimule sempre o público a ter voz participativa em seu processo de produção, de comunicação, distribuição e até de promoções.
 
Ao criar essa conexão já no lançamento da sua cervejaria artesanal, você vai coletar feedbacks extremamente relevantes para melhorar seus processos internos.
 
Não há nada pior do que uma marca criar uma ação apenas por achar que ela terá aderência com o público final e depois ficar frustrada pela baixa participação.
 
Esse processo deve ser incentivado em todos os canais de comunicação.
 
Compartilhe estruturas
Os custos operacionais na produção da cerveja artesanal são extremamente elevados.

Os gastos com equipamentos, fabricação e até engarrafamento podem ser compartilhados com outros produtores da sua região, reduzindo os custos finais do produto para o consumidor.
 
Essa prática de compartilhamento foi instalada e aprovada em um experimento de uma startup na cidade de Itupeva, no interior paulista.
 
A iniciativa deu certo e pode ser implementada em outras regiões do país, ajudando os pequenos produtores a ter um valor mais acessível para o consumidor.
 
Se você pretende ingressar neste setor, veja aqui algumas das obrigações legais.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »