AtaNews Publicidade 728x90
02/06/2020 às 14h18min - Atualizada em 02/06/2020 às 14h18min

Vereadores declaram apoio à Associação Benedita Fernandes

Assessoria de Imprensa da Câmara
Foto: Angelo Cardoso
Durante a 16ª Sessão Ordinária do ano, realizada no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba na noite de segunda-feira (01/06), os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento de apoio à Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. A instituição busca reverter decisão administrativa do Ministério da Saúde, que cancelou certificação necessária para a prestação de serviços na área de transtorno mental.

O requerimento de apoio foi assinado pela Mesa Diretora da Câmara, a pedido do vereador Dr. Jaime (PSDB), que é conselheiro da associação. Ao falar sobre o assunto, que considerou importante e difícil, o parlamentar justificou o cancelamento do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (Cebas) da Benedita Fernandes.

“O problema todo parece que está ligado a não profissionalização de alguns cargos, que são exercidos de graça, mas a associação já se adequou na medida do possível. Penso que agora poderíamos resgatar o registro para prosseguir prestando serviços a baixo custo para a população de Araçatuba e região”, explicou Dr. Jaime.

Fundada em 1932, a Associação Benedita Fernandes mantém convênio com a Prefeitura de Araçatuba para a gestão de três Centros de Atenção Psicossocial existentes na cidade. Visando à manutenção dessas atividades, a instituição já recorreu ao Ministério da Saúde pedindo a renovação do certificado. O recurso está aberto à consulta pública para a manifestação da sociedade civil. “Estamos pedindo que a população sempre atendida pelo Benedita Fernandes se manifeste para dizer da importância (desse atendimento)”, solicitou o vereador Dr. Jaime.

TÉCNICO –

Apesar de questionar em que sentido o apoio da Câmara poderia reverter uma decisão que entende ser essencialmente técnica, a vereadora Beatriz (Rede) votou favorável ao requerimento. “Eu entendo que esse certificado é técnico, pelo menos deveria ser”, analisou.

Uma das signatárias do requerimento, a vereadora Tieza (PSDB) também se manifestou. “Penso que devemos empreender todo esforço que pudermos nesse sentido. É uma entidade que já tem estrutura formada, já tem história no nosso município e o trabalho realizado é de boa qualidade. Então, reconquistar essa certificação seria muito bom para Araçatuba, a região e o segmento que eles atendem”, ponderou a presidente da Câmara.

A pedido dos autores, cópias do requerimento aprovado serão encaminhadas ao Ministro da Saúde, ao Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e à própria Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »