AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2020 às 10h28min - Atualizada em 07/05/2020 às 10h28min

Quase 21 mil brasileiros já retornaram ao País com a ajuda do Itamaraty

Número estimado de brasileiros repatriados com apoio das Embaixadas e Consulados até o dia 5 de maio é de 20.746 pessoas

Governo do Brasil
Repatriação de 185 brasileiros na Nova Zelândia - Foto: MRE
Segundo balanço recente do Ministério das Relações Exteriores, divulgado na última semana, o número estimado de brasileiros repatriados com apoio das Embaixadas e Consulados até o dia 5 de maio foi de 20.746 pessoas

O número estimado de brasileiros com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos aguardando repatriação, até  5 de maio: cerca de 4.600 pessoas.
 
Confira os números do mês de maio: 

1º de maio - Guiana Francesa - 2  brasileiros repatriados;
2 de maio - França - 79 brasileiros repatriados;
3 de maio - Tailândia - 7 brasileiros repatriados; + (337) Reino Unido;
4 de maio - Camboja: 7 brasileiros repatriados; 
5 de maio - Turquia - 99 brasileiros repatriados. Foram dois momentos: 1) embaixada em Ancara recolhe 50 brasileiros em 20 cidades e os transporta de ônibus para Istambul; e 2) os 50 se juntam a 49 que estavam em Istambul.

Confira a relação do mês de abril

 Auxílio consular

O Ministério das Relações Exteriores organizou em Brasília (DF) o Grupo Consular de Crise (G-Con), que funciona de forma integrada com as embaixadas e consulados. O grupo tem cinco equipes organizadas por área geográfica, formadas por servidores em Brasília e nos postos. 

O MRE também disponibilizou um formulário emergencial de auxílio consular para os brasileiros no exterior que estão sendo afetados pela crise do novo coronavírus.

O Itamaraty tem enviado alertas por meio dos perfis da embaixada ou consulado de cada região, além de informar pelo portal consular. Lá, é possível encontrar informações sobre medidas de restrição de circulação determinadas pelo governo local, voos de volta ao Brasil, medidas de apoio aos brasileiros e contatos dos agentes consulares.

Acesse os perfis de mídias sociais dos consulados e embaixadas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »