AtaNews Publicidade 728x90
06/05/2020 às 09h46min - Atualizada em 06/05/2020 às 09h46min

Doação Covid-19: Farmacêutica desenvolve solução antisséptica como alternativa para o álcool em gel no combate à disseminação do novo coronavírus

Para ajudar a comunidade de Sorocaba e região a evitar a proliferação da Covid-19, a farmacêutica Karina Soeiro está doando mais de 40 litros por dia da solução antisséptica

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Como evitar a proliferação do novo coronavírus todos já sabem: lavar as mãos com água e sabão, esterilizar superfícies, usar máscaras, e um dos produtos mais usados nesse combate tem sido o álcool em gel 70%. Entretanto, a alta demanda pelo produto resultou em sua escassez nas prateleiras e/ou elevou seu preço. Pensando nisso e nas famílias que não podem adquirir o álcool em gel, a farmacêutica Karina Soeiro, fundadora da Apotheka Farmácia de Manipulação e especialista em manipulação de dermocosméticos, desenvolveu uma solução antisséptica à base de Peróxido de Hidrogênio, a famosa água oxigenada, como alternativa no combate da Covid-19.

Karina desenvolveu a solução com base em um artigo científico, publicado nesse ano (https://www.journalofhospitalinfection.com/article/S0195-6701(20)30046-3/fulltext), em que pesquisadores procuraram entender quais as substâncias são capazes de inativar o Coronavírus, que pode permanecer por até nove dias vivo em superfícies. No estudo foi observado que se utilizarmos não só o álcool em gel 70%, mas também o peróxido de hidrogênio e o cloro, podemos inativar o coronavírus, ou seja, a solução possui a mesma  ação antimicrobiana que  pode matar bactérias e vírus presentes em ambientes.  "O novo coronavírus não é um vírus que morre fácil e se tornou muito resistente, o que é preocupante. Por isso, na falta do álcool em gel, observamos por esse artigo que uma boa alternativa é usar uma solução diluída de água oxigenada para esterilizar ambientes", explica Karina.

De acordo com a farmacêutica, a solução pode ser diluída em casa, seguindo a recomendação de utilizar cinco partes de água para uma parte de água oxigenada 10 volumes. "O frasquinho que encontramos na farmácia tem 100ml, a base é utilizar essa quantidade para 250 ml de água filtrada, assim você obtém a solução antisséptica com Peróxido de Hidrogênio 1%.   Coloque o líquido em um borrifador para limpar superfícies de sua casa ou higienizar as mãos'',  orienta a farmacêutica. 

Para ajudar a comunidade a combater o coronavírus, Karina Soeiro está produzindo a solução com Peróxido de Hidrogênio em sua farmácia, que fica em Sorocaba, e doando diariamente mais de 40 litros da solução. Para evitar aglomerações e retirar o produto antisséptico é preciso preencher um formulário online e agendar um horário.  "Mediante ao que estamos vivendo com a pandemia do coronavírus, eu me senti inspirada pelo meu bisavô, Aníbal Ferreira Prestes, o primeiro farmacêutico de Sorocaba, que durante a gripe espanhola teve uma grande contribuição para ajudar a sociedade. Com isso, pesquisei formas de colaborar no combate a covid-19" conta Karina.

Para retirar a solução antisséptica com Peróxido de Hidrogênio 1% preencha o formulário pelo link disponível no Instagram da Apotheka: https://www.instagram.com/farmapotheka/?hl=pt-br

Sobre Karina Soeiro

Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e farmacêutica, Karina Soeiro é fundadora da Apotheka Farmácia de Manipulação, e também atua como docente, pesquisadora na área de dermocosméticos  para marcas brasileiras, norte americanas e alemãs, e como palestrante internacional em conferências e cursos médicos e farmacêuticos.

Há 15 anos no mercado, a Apotheka é hoje a única farmácia de manipulação especialista em dermocosméticos de Sorocaba e região, e conta com uma gama de produtos de marca própria, como a linha exclusiva de maquiagem funcional, que reúne diversos benefícios em um único produto, que vão desde a proteção à radiação solar até o tratamento de manchas na pele e envelhecimento cutâneo. A Apotheka também foi a primeira farmácia no Brasil a desenvolver uma linha de produtos veganos. 

Com inovação presente em seu DNA, Karina desenvolveu em 2008 a Cosmeteria Gourmet,  marca inspirada na fragrância e textura de doces e frutas,  criada para ser um diferencial de mercado na cosmetologia. O conceito nasceu da ideia de unir uma experiência olfativa, lúdica e sensorial com cosméticos realmente eficazes. Hoje está presente em mais de 54 farmácias de manipulação espalhadas pelo Brasil.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »