AtaNews Publicidade 728x90
28/04/2020 às 14h55min - Atualizada em 28/04/2020 às 14h55min

Quarentena: como adaptar o home office com crianças em casa?

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Há algumas semanas, milhares de brasileiros e brasileiras deixaram temporariamente seus postos em empresas para seguirem trabalhando diretamente de suas casas. A adoção do home office foi uma das saídas encontradas pelas corporações para continuarem operando em meio à quarentena e ao avanço da pandemia do coronavírus em todo o país. 

Mas como fica essa rotina quando a família inteira está de "home office", incluindo as crianças? Como conciliar as tarefas do trabalho com as atividades dos pequenos e pequenas? Como adaptar o espaço para que todo mundo tenha seu cantinho para trabalhar, estudar, brincar e descansar? 

Como organizar a rotina de trabalho dentro do "novo" espaço?

A casa continua a mesma de sempre, com o mesmo tamanho, os mesmo cômodos, mas a mudança na dinâmica tende a trazer a sensação de que é preciso organizar um "novo" espaço. De certa forma, é um pensamento válido, afinal a sala de estar para assistir TV pode ter virado o escritório dos pais, enquanto o quarto de dormir e brincar passa a ser a nova sala de aula para meninos e meninas em idade escolar. 

Algumas dicas podem ajudar a organizar e também a viver com equilíbrio o home office, tornando o tempo junto à família no dia a dia muito mais proveitoso e prazeroso. 

Fique longe do sofá ou da cama: grande parte dos trabalhadores que agora estão em home office precisam improvisar a estrutura de trabalho, como mesa e cadeira. Utilize uma cadeira com encosto e apoio para braços, que permita manter a coluna alinhada, e evite a todo custo trabalhar no sofá ou na cama - mesmo que pareça tentador permanecer com o computador ao lado dos pequenos enquanto eles dormem, por exemplo. Além de ocasionar tensão muscular e dores nas costas, esse hábito pode trazer problemas a médio e longo prazo, como a hérnia de disco

Horário de estudos: se a criança tiver aulas online, é possível aproveitar esse tempo para se concentrar no trabalho de forma mais intensa, fazendo o tempo render. O mesmo vale para o tempo das tarefas de casa e de atividades extracurriculares. 

Tempo livre: planeje algumas atividades para as crianças enquanto elas estão com tempo livre, como cuidar das plantas, dos animais de estimação, arrumar a caixa de brinquedos, entre outras do tipo. Elas estimulam o senso de responsabilidade e ainda garantem que os pequenos fiquem ocupados por um tempo razoável enquanto você trabalha ou realiza tarefas específicas, como reuniões ou relatórios.  

Hora de brincar: atividades lúdicas que envolvam a montagem de brinquedos com peças, de quebra-cabeças ou de figuras para pintar e colorir ajudam a manter a criança atarefada e concentrada. É positivo para eles e para os pais. 

Alimentação: programe horários durante o dia para os lanches e o almoço, e, se possível, pare para se alimentar sempre no mesmo horário que as crianças. Isso torna o momento das refeições mais agradável e mais divertido entre família!

Atenção à segurança em relação aos equipamentos: cuidado com fios soltos, cabos e itens como tesouras e estiletes. Fique atento para evitar incidentes com as crianças.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »