17/02/2020 às 11h17min - Atualizada em 17/02/2020 às 11h17min

Saiba como estar com a documentação do carro em dia para 2020

Deixar a documentação do carro em dia é simples, mas exige atenção aos prazos. Veja como andar com o carro e evitar preocupações.

Jeniffer Elaina
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Estar andando com o carro e ser parado em uma blitz é uma preocupação de alguns motoristas e isso costuma acontecer por não estar com a documentação do carro em dia.
 
No caso de uma verificação policial em que os documentos do carro estejam irregulares, o motorista poderá ter grandes problemas. Se não quer passar por essa situação, veja como regularizar os documentos.
 
Acompanhe o vencimento dos documentos
 
Para deixar o carro regularizado é preciso estar atento as datas de vencimento. Verifique quando vence o IPVA, DPVAT, habilitação e licenciamento. 
 
O vencimento costuma ocorrer no início do ano, no mês de janeiro, e varia de um estado para outro, portanto, não se deve deixar de acompanhar. 
 
Sempre que perceber que alguns deles está perto da data limite, se prepare para fazer a renovação e não deixe para última hora a fim de evitar perder os prazos.
 
Quite o IPVA para regularizar o restante
 
O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago anualmente. Sem ele a pessoa fica impedida de regularizar os demais documentos do carro.
 
Se não recebeu o carnê do IPVA em sua casa, acesse o site do Detran de seu estado e retire a segunda via. Se houver atrasos, regularize o quanto antes.
 
Esse é um dos documentos mais caros, porém, ele pode ser pago em uma cota única com desconto ou parcelado. 
 
Pague o DPVAT
 
O DPVAT é o seguro obrigatório anual e possui um baixo custo.
 
E não traz grandes despesas ao motoristas, sendo um dos documentos mais baratos.
 
A quitação também deve ocorrer anualmente e para ter acesso ao boleto de pagamento, basta acessar o site da Seguradora Líder, que administra esse seguro.
 
Faça o licenciamento 
 
O licenciamento é o último documento anual que deve ser renovado porque só é emitido se não houver nenhuma pendência em relação ao veículo, que incluem multas de trânsito, pendência do DPVAT e IPVA.
 
Para fazer o licenciamento é preciso agendar a data junto ao Detran estadual, sendo necessário fazer a vistoria em alguns casos. 
 
Após fazer o agendamento é preciso pagar uma taxa para conseguir obter o Licenciamento do Veículo (CRLV) que garante que ele está em perfeitas condições de andar pelas ruas.
 
Qual o problema de não estar com a documentação do carro em dia?
 
Andar com a documentação do carro em dia é obrigação dos motoristas e os que deixam de cumprir com essa regra podem ser penalizados.
 
Dentre os problemas de não estar com o carro regular estão:
 
Receber uma multa por infração de trânsito por documentação irregular;
Ter o veículo apreendido até que seja regularizado;
Pagar juros e multas para quitar débitos vendidos;
Encontrar dificuldade para contratar ou solicitar a indenização do seguro auto.
 
Sabendo como é simples deixar a documentação do carro em dia e como ela evita problemas, não deixe para a última hora. 
 
 
Fontes: 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »