AtaNews Publicidade 728x90
26/11/2019 às 15h53min - Atualizada em 26/11/2019 às 15h53min

Secretaria de Saúde de Rio Preto realiza cobertura vacinal contra o Sarampo em empresas

Nesta segunda-feira, dia 25, cerca de 60 trabalhadores foram vacinados contra a doença; público-alvo é adulto entre 20 e 29 anos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Como forma de aumentar a cobertura vacinal contra o Sarampo, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, vem aplicando as vacinas em funcionários de empresas particulares da cidade. Nesta segunda-feira, dia 25, profissionais da UBS da Anchieta foram até a empresa Arcontemp, na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, onde vacinaram cerca de 60 trabalhadores.

As vacinas foram aplicadas no público-alvo da segunda etapa da vacinação contra o Sarampo, adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, ou seja, que não tenham tomado duas doses da vacina Tríplice Viral.

A enfermeira do trabalho, que representa a empresa, Janaina Amoriele Parise, destaca a importância da ação preventiva por parte da pasta de saúde. “Isso facilita muito nosso trabalho porque os colaboradores trabalham o dia todo e quando vão procurar acabam coincidindo com o horário. O serviço vindo até a gente, para trazer a vacina aqui é muito bom. É  importante a vinda deles até nossa empresa”, diz.

Um dos funcionários que recebeu a vacina é Wendel Hanashiro. “Uma ação muito importante, já que o horário de trabalho não nos permite ir nos postinhos.

Muitos trabalham fora da cidade, ou as vezes não podem sair na hora do almoço, então acredito ser muito importante devido essa demanda de tempo”, justificou.

Empresas interessadas na aplicação da vacina em funcionários podem entrar em contato com a Secretária de Saúde por meio do telefone (17) 3216 9766.

Todos contra o Sarampo

Em Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, desde o início do ano várias ações estão sendo desenvolvidas para o combate do surto de casos de sarampo na cidade. Até o momento foram 62 casos registrados da doença.

Não ocorriam casos de sarampo em Rio Preto desde 1999, quando foi registrado o último caso. Em 2016 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo no país. No entanto, com a migração de Venezuelanos pelo Estado de Roraima em meados de 2017, o vírus voltou a circular em diversas regiões.

Neste ano, o Estado de São Paulo apresentou aumento de casos de sarampo e em Rio Preto foi observada a entrada do vírus em um surto importado no mês de julho.

Segundo a gerente do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a doença precisa ser evitada já que é totalmente controlada por meio da vacinação. “Estamos fazendo todas as medidas que são recomendadas pelo Ministério da Saúde, que inclui a vacinação de rotina que, é a medida mais eficiente de controle. Se as pessoas se vacinarem, mantiverem sua situação vacinal atualizada, teremos menos pessoas suscetíveis e o vírus terá dificuldade de se manter em circulação na cidade”, explica.

A vacina é a Tríplice Viral, que combate ao mesmo tempo Sarampo, Caxumba e Rubéola. Ela faz parte do calendário oficial do Governo Federal para crianças, adolescentes e adultos.

Pessoas de um a 29 anos tem de tomar duas doses, como determina a carteira vacinal. Já para pessoas de 30 a 59 anos a recomendação é uma dose da Tríplice Viral.

“Temos também o bloqueio vacinal para fazer o histórico por onde essa pessoa contaminada passou: local de trabalho, atividades sociais que participou e fazer a vacinação de todos esses contatos para evitar o surgimento de casos secundários e novos surtos da doença”, diz Michela.

Todas as 27 UBS de Rio Preto dispõem da vacinação contra o Sarampo. Não houve nenhum registro de morte pela doença na cidade.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »